ASSINE

Coração captado em Cachoeiro é levado para SP em avião da FAB

Além do coração, rins de paciente que faleceu de aneurisma cerebral foram doados. Captação aconteceu na tarde desta segunda-feira (22)

Cachoeiro de Itapemirim / Rede Gazeta
Publicado em 23/11/2021 às 12h43

O coração e os rins de um paciente, vítima de aneurisma cerebral, que faleceu nesta segunda-feira (22) na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram doados. A captação contou com o apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Coração e rins são captados em Cachoeiro
Coração e rins são captados em Cachoeiro . Crédito: Santa Casa de Cachoeiro/ Valério Costa Depollo

Segundo informações da assessoria do hospital, os órgãos doados são do paciente Leonel Gomes Barboza, de 45 anos, que estava internado há 15 dias e não resistiu. A cirurgia de captação foi feita durante a tarde. O irmão, Alcione Gomes Barboza, contou que Leonel já tinha conversado com a família sobre o desejo de ser doador, caso acontecesse algo com ele.

Os rins ficaram no Espírito Santo, mas o município de destino não foi informado pela assessoria do hospital. Já o coração foi enviado para um paciente de São Paulo que estava na fila de transplante. A aeronave da FAB foi responsável por transportar o coração e a equipe médica.

A doação foi a segunda captação feita na Santa Casa em pouco mais de 15 dias. No dia 2 de novembro uma outra família também autorizou a doação de órgãos de um paciente vítima de assalto.

Na ocasião, foram captados os rins, as córneas e o fígado. Os órgãos doados por Marone Lopes Bicalho ajudaram a dar esperança a cinco pessoas que esperam na fila de transplante.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cachoeiro de Itapemirim SESA Força Aérea Brasileira Doação de orgãos

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.