ASSINE

Confira o calendário de vacinação para grávidas e puérperas nas cidades do ES

A imunização deste grupo com o imunizante da Astrazeneca foi suspensa na última terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) após recomendação da Anvisa

Publicado em 17/05/2021 às 13h08
O imunizante da Pfizer já recebeu a aprovação definitiva da Anvisa
O imunizante da Pfizer já recebeu a aprovação definitiva da Anvisa. Crédito: Divulgação

Após receberem doses do imunizante da Pfizer, 14 cidades do Espírito Santo começaram a dar início à vacinação das gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, elas vão atuar como cidades-polos, auxiliando a vacinação do público alvo nos municípios vizinhos.

A imunização deste público com a Astrazeneca foi suspensa pela Sesa na última terça-feira (11), após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A reportagem demandou as 14 cidades-polos de vacinação no Espírito Santo. O texto será atualizado ao longo do dia com as respostas das prefeituras. Confira quais regiões já divulgaram o calendário de agendamento e vacinação:  

Este vídeo pode te interessar

  1. 01

    ARACRUZ

    Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) que residem em Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva, poderão receber a primeira dose da vacina Pfizer nos dias 19, 20 e 21 de maio (quarta, quinta e sexta-feira), das 9h às 16h, no estacionamento da secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz. O município receberá nesta próxima terça- feira (18), 600 doses do imunizante. Para ser vacinada, a mulher que se enquadra nas condições exigidas, deve apresentar, além do documento de identificação com foto (original) e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas, é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança

  2. 02

    CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

    O município receberá nesta segunda-feira (17), 768 doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 para primeira aplicação em gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), com e sem comorbidades. Na sede do município, o atendimento será realizado terça (18), quarta (19) e quinta-feira (20), em quatro locais: Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (das 7h às 16h) e as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Rica (7h às 13h), Aquidaban (9h às 15h) e Jardim Itapemirim (13h às 18h). A orientação da Semus é procurar o local mais próximo de casa, nos horários estabelecidos. As grávidas e puérperas que moram nos distritos de Cachoeiro serão vacinadas nas unidades básicas de sua região, a partir de terça, conforme o cronograma de uma equipe volante de vacinação. Para a imunização, as gestantes precisam apresentar cartão de pré-natal ou exame que comprove a gestação, e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascidos vivos, liberada pelo hospital. A Semus adverte que quem tiver tomado a vacina contra a gripe (influenza) precisa respeitar um intervalo de 14 dias para receber a dose contra o coronavírus.

  3. 03

    CARIACICA

    O município vai abrir nesta segunda-feira (17), a partir 14 horas, a vacinação para a primeira dose de gestantes com a Pfizer. O agendamento poderá ser feito pelo link vacina.cariacica.es.gov.br.

  4. 04

    COLATINA

    A Secretaria de Saúde de Colatina iniciou nesta segunda-feira (17) a vacinação de grávidas e puérperas com o imunizante da Pfizer para atender as moradores do município e também de  São Roque, Marilândia e Governador Lindenberg. A vacinação acontecerá, exclusivamente, em um único ponto da cidade, no local onde está sendo construído o terminal de ônibus, em frente à Prefeitura de Colatina. Na segunda, das 13 às 16 horas; na terça, na quarta e na quinta-feira, das 8 às 15 horas.

  5. 05

    GUAÇUÍ

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que em Guaçuí, a vacinação para grávidas e puérperas será realizada na unidade da Rede Cuidar, a partir desta terça-feira (18), para mulheres de municípios vizinhos. Já as beneficiárias de Guaçuí começam a ser atendidas na quarta-feira (19). A imunização desse público será realizada pela equipe da unidade e supervisionada por técnicos da superintendência de Cachoeiro de Itapemirim. A organização da vacinação será realizada pelo município e encaminhada à equipe da Rede Cuidar. Os municípios de Castelo, Itapemirim, Iúna, Marataízes e Piúma, por terem mais de 90 doses para serem aplicadas, têm a opção de realizar a retirada dessas doses para que a administração aconteça no próprio município, sem a necessidade de deslocar a gestante para uma das microrregiões de referência. Para vacinar, a paciente deverá apresentar documento original com foto, cartão SUS, cartão de pré-natal ou certidão de nascimento do recém-nascido e comprovante de residência.

  6. 06

    GUARAPARI

    A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesta terça-feira (18),  das 8 às 15 horas, a vacinação das gestantes e puérperas. A vacinação acontecerá na Escola Ana Rocha Lyra, em Muquiçaba.  Só serão vacinadas as gestantes e puérperas que levarem a caderneta de gestante, o cartão de vacina, o CPF, cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência, em nome da vacinada ou do responsável. O cartão de vacina é de extrema necessidade, pois a Pfizer não pode ser aplicada em curto intervalo de algumas outras vacinas.Para as mulheres que não conseguirem se vacinar,  no mesmo local será feito o agendamento para outra data. 

  7. 07

    LINHARES

    A vacinação para este público começou nesta segunda-feira (17) na Unidade Sanitária de Linhares (USL), localizada no bairro Colina. Não é necessário agendamento. Serão atendidas grávidas e puérperas de do município e também de Rio Bananal. 

  8. 08

    SÃO MATEUS

    A Secretaria da Saúde de São Mateus inicia a vacinação nesta terça-feira (18). O atendimento será realizados na Escola Dora Arnizaut Silvares – CAIC (Santo Antônio), na Unidade Básica de Saúde de Nestor Gomes (KM 41) e no Centro de Convivência do Idoso (Guriri), das 13 às 18 horas. A previsão é vacinar mais de 800 grávidas e puérperas. A imunização será retomada na sexta-feira (21), na Igreja Assembleia de Deus (Avenida João XXIII, Bairro Boa Vista), das 8h às 11h. e das 12h30 às 15h30. Para receber a vacina, gestantes e puérperas precisam apresentar documento com foto, cartão de vacinação, cartão do SUS ou CPF. As puérperas também precisam apresentar a certidão de nascimento ou cartão de vacinação do bebê.

  9. 09

    SERRA

    O município abriu, no último sábado (15), o agendamento para a imunização com a primeira dose de gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer. Foram disponibilizadas 630 doses para o agendamento on-line no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. A vacinação ocorrerá entre terça (18) e quinta-feira (20) no ponto de pedestre do Parque da Cidade.

  10. 10

    VENDA NOVA DO IMIGRANTE

    Venda Nova do Imigrante será polo para os municípios de Afonso Claudio, Brejetuba, Ibatiba, Conceição do Castelo, Domingos Martins e Marechal Floriano, além de atender as grávidas e puérperas do próprio município. No total, cerca de 900 mulheres serão contempladas. A vacinação começa na quarta-feira (19). A agenda está sendo construída de forma coletiva, de modo a atender todos os municípios.

  11. 11

    VIANA

    A Secretaria Municipal de Saúde informa que vai realizar a vacinação de grávidas e puérperas desta terça-feira (18) até a quinta-feira (20). A imunização acontecerá nos territórios de residência das gestantes, conforme cronograma estabelecido pela Vigilância em Saúde e Atenção Básica municipal. As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Nesta terça, o atendimento será nos bairros Areinha, das 8 às 11h, e Canaã, das 13 às 15h. Na quarta, serão atendidas as mulheres de Morada de Bethânia, Nova Bethânia I, Nova Bethânia II e Bom Pastor, das 8 às 11h; e as de Soteco, Campo Verde e Viana-Sede, das 13 às 15h. Já na quinta-feira,  serão contempladas as que residem em Universal, Marcílio I, Industrial e Araçatiba, das 8 às 11 horas, e em Ipanema, Primavera, Marcílio II e Jucu, das 13 às 15h.

  12. 12

    VILA VELHA

    O município abriu na manhã desta segunda-feira (17) mil vagas para imunizar grávidas e puérperas. As que tiveram agendamento cancelado devem novamente marcar a vacina no site da prefeita, pelo link https://vacina.vilavelha.es.gov.br/#/. A vacinação ocorrerá nos dias 20,21 e 22 de maio.

  13. 13

    VITÓRIA

    Nesta segunda-feira (17), às 16 horas, a prefeitura vai abrir agendamento para gestantes e puérperas. Serão 3 mil novas vagas para a primeira dose da vacina Pfizer. O agendamento pode ser feito por meio do link https://agendamento.vitoria.es.gov.br ou do aplicativo Vitória Online. A vacinação será realizada nesta terça (18) e quinta (20), no ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João, no Maannaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia) e na Igreja Batista em Jardim da Penha.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 gravidez Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.