ASSINE

Com site ainda fora do ar, Vitória suspende pagamento de impostos e licitações

Diante do "incidente da segurança", alguns serviços oferecidos pelo município não estão sendo realizados da forma tradicional. Veja quais e o que fazer

Vitória
Publicado em 25/10/2021 às 19h24
Data: 19/03/2020 - ES - Vitória - Prefeitura de Vitória - Os efeitos do coronavírus na Grande Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Site da Prefeitura de Vitória esta fora do ar desde a ultima sexta-feira (22). Crédito: Fernando Madeira

Desde a última sexta-feira (22) o site da Prefeitura de Vitória está fora do ar.  O sistema deixou de funcionar por volta das 13 horas e seria, segundo a própria prefeitura, em "caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente de rede de dados da PMV.”

O cidadão que tenta acessar os serviços pelo portal segue sem conseguir e recebendo o seguinte aviso: “Não é possível acessar esse site”. Assim, com o "incidente da segurança", alguns serviços do município não estão sendo realizados.

Com a queda do site, a prefeitura suspendeu vários serviços, como abertura de protocolo, liberação de alvará e licenciamento para obras. Prazos para o pagamento de impostos e taxas municipais também foram suspensos, como é o caso do  Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). 

Em nota enviada para A Gazeta, a Prefeitura de Vitória não explicou se o sistema sofreu algum tipo de ataque para estar a tanto tempo fora do ar, mas reiterou que não houve vazamento de dados, seja de munícipes, servidores públicos ou empresas.

Além de ter anunciado a suspensão de alguns serviços, a administração municipal também vai prorrogar prazos de licitações em andamento. Já a emissão da Nota Fiscal Eletrônica só será retomada após o funcionamento do sistema ser normalizado.

Na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), estão suspensos os seguintes serviços:

  • Protocolização e tramitação de processos;
  • Aprovação de projetos em geral;
  • Licenciamentos de obras com alvará de autorização para pequenas reformas, mobiliários, edificações transitórias e equipamentos transitórios, muros e gradis e outros;
  • Licenciamento de obras com alvará de execução;
  • Licenciamento de equipamentos de elevação e transporte;
  • Emissão de certificados de conclusão e de certidões de obras;
  • Fornecimento de alinhamentos;
  • Aprovação de projetos de remembramento, desmembramento e desdobro;
  • Emissão de alvarás de localização e funcionamento;
  • Emissão de alvarás de permissão de uso para food trucks e outros;
  • Alvarás de autorização para comércio ambulante, ocupação parcial de calçada com mesas e cadeiras e outros;
  • Alvarás de publicidade;
  • Alvarás de eventos.

OUTROS SERVIÇOS

  1. 01

    SAÚDE

    O atendimento está mantido em toda rede municipal de saúde. O morador que necessitar agendar consulta médica pode ir até a Unidade de Saúde para realizar o agendamento.

  2. 02

    VACINAÇÃO

    A vacinação contra a Covid-19 também segue normalmente em Vitória. As pessoas que realizaram previamente o agendamento podem ir até o local agendado e, durante essa semana, Vitória terá vacinação sem agendamento.

  3. 03

    EDUCAÇÃO

    As aulas na rede municipal de ensino estão sendo realizadas normalmente.

  4. 04

    TELEFONE 156

    Pelo canal, os munícipes podem solicitar diversos serviços. Entre eles o Disque Silêncio, Segurança, Manutenção Semafórica, Iluminação Pública, entre outros. O expediente acontece normalmente.

PMV FOI ALVO DE ATAQUE HACKER EM 2020

Há menos de um ano, a Prefeitura de Vitória foi alvo de um ataque de hackers. Durante a madrugada do dia 8 de novembro de 2020 usuários invadiram o sistema, o que causou a suspensão de alguns serviços. O site voltou a funcionar no dia 12, quatro dias depois. Porém, dez dias após o ocorrido, alguns serviços ainda estavam indisponíveis.

Os danos ao sistema em novembro do ano passado foram similares ao ocorrido no Superior Tribunal de Justiça na mesmaépoca. A rede do STJ também sofreu com interrupção de julgamentos.

INCIDENTE PODE COLOCAR DADOS EM RISCO

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o especialista em tecnologia Gilberto Sudré explica que um incidente de segurança, como o informado pela Prefeitura de Vitória na sexta-feira (23), não é, necessariamente, provocado por um ataque hacker. Ocorrências como essa, segundo ele, mostram que não há 100% de proteção na internet.

Gilberto Sudré

Especialista em tecnologia e comentarista da CBN Vitória

"Em teoria, incidente é qualquer tipo de evento que possa colocar em risco as informações. Pode não ser um ataque, mas uma situação que mostra vulnerabilidade. Podem não ter explorado, mas poderia ter sido perigoso. A segurança precisa ser reforçada em grandes sites, mas nada é 100% seguro. Ninguém está isento aos ataques. É uma questão de diminuir os riscos"

Sudré lembra que casos como esse não costumam representar um descuido da equipe de tecnologia responsável pelo site. O especialista e comentarista da CBN Vitória destaca que é correta a estratégia de tirar o site do ar.

"Tirar o site do ar ajuda na proteção. Assim é possível identificar o que está acontecendo. A situação fica mais dominada, com mais tranquilidade. É como fechar as portas que oferecem riscos", comenta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação Prefeitura de Vitória Saúde Vitória (ES) Educação Saúde Ataque Hacker

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.