> >
Colapso de estados vizinhos ameaça sistema de saúde do ES, diz secretário

Colapso de estados vizinhos ameaça sistema de saúde do ES, diz secretário

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, comentou sobre a situação da pandemia durante entrevista à Rádio CBN Vitória nesta quinta-feira (11)

Publicado em 11 de março de 2021 às 13:07- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Primeiro paciente vindo de Rondônia que chegou neste domingo, às 14h, no Aeroporto de Vitória. O paciente foi transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
O Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, é referência para casos de Covid-19. ( Helio Filho/Secom ES )
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

O colapso no sistema de saúde para tratamento de casos de coronavírus na Bahia, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro pode afetar o sistema de saúde do Espírito Santo. A análise foi feita por Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde, em entrevista à rádio CBN Vitória, nesta quinta-feira (11).

As regiões metropolitanas de Salvador (Bahia) e de Belo Horizonte (Minas Gerais), por exemplo, convivem com a situação de lockdown - suspensão de atividades comerciais e restrição de circulação de pessoas. No município do Rio de Janeiro, a ocupação de leitos alcançou a marca de 90% nesta semana.

Já o Espírito Santo contabiliza 339.054 casos confirmados e 6.642 mortes provocadas pela Covid-19A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19 é de 83,84%. Na enfermaria, 72,22% dos espaços estão em uso por pacientes infectados.

Na avaliação de Nésio, nos últimos 12 meses o Espírito Santo viveu fases antecipadas da pandemia em relação aos outros estados brasileiros. O secretário destaca que, no entanto, as outras regiões não estavam com seus sistemas de saúde em colapso.

Aspas de citação

Quando vemos a Bahia colapsando, Minas Gerais com a situação extremamente crítica em diversas regiões, não é exagero reconhecer que estamos na iminência de que o colapso dos vizinhos possa transbordar, fora dos mecanismos que a gente tenha controle, também sobre o Espírito Santo

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Além da possibilidade do sistema de saúde público receber uma sobrecarga, caso pacientes busquem atendimento especializado na estrutura de saúde capixaba, também existe a preocupação com a circulação de novas variantes do vírus aliada ao fato de "que ela se torne predominante no Estado com a malha aérea e o transporte interestadual totalmente abertos", ressalta Nésio.

Um dos reflexos relacionados às variantes já é percebido em outros estados do Sudeste. De acordo com Nésio, o governo estadual de São Paulo já identificou mais de 30 variantes do vírus em circulação nos municípios paulistas.

"É a nossa principal conexão aérea. Temos elementos que nos levam a crer que uma nova fase de aceleração neste momento que estamos vivendo no Espírito Santo tem diferença grande em relação a momentos anteriores, porque além das questões internas, nós temos ameaças por conta do colapso nacional de enfrentamento à pandeia e a escassez de vacinas", comenta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais