> >
CNH Social 2022 no ES: confira o passo a passo de como se inscrever

CNH Social 2022 no ES: confira o passo a passo de como se inscrever

Dez mil vagas para o programa foram disponibilizadas pelo governo do Estado nesta terça (23) e a etapa de inscrições vai até o dia 1º de abril

Publicado em 23 de março de 2022 às 08:47

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
CNH
Programa CNH Social 2022 no ES terá 10 mil vagas disponíveis; confira como se inscrever. (Radar Nacional)

Dez mil vagas do programa CNH Social 2022 foram ofertadas pelo governo do Estado nesta terça-feira (22), representando um recorde de oportunidades disponibilizadas em apenas um ano desde o relançamento do programa, em 2019. O projeto permite o acesso à primeira habilitação, adição ou mudança de categoria de forma gratuita.

As inscrições foram abertas às 12h desta terça-feira (22) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 1º de abril através do site do Detran-ES. E para que ninguém perca a oportunidade, A Gazeta preparou um passo a passo de como se inscrever no programa CNH Social 2022.

QUEM PODE SE INSCREVER

  • Aspas de citação

    O programa CNH Social estabelece uma série de critérios para inscrição, os quais estão disponíveis no site do Detran-ES, acessando a aba "CNH Social" e, em seguida, a opção "quem pode se inscrever". Os critérios considerados são:

    Aspas de citação

O programa CNH Social estabelece uma série de critérios para inscrição, os quais estão disponíveis no site do Detran-ES, acessando a aba "CNH Social" e, em seguida, a opção "quem pode se inscrever". Os critérios considerados são:

  • Menor renda per capta
  • Maior número de componentes no grupo familiar
  • Candidatos com Ensino Fundamental completo
  • Beneficiário do Bolsa Família

Já entre os candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência (PCD), serão contemplados apenas aqueles em que a deficiência não impeça a obtenção da CNH, segundo o Detran-ES, de acordo com a legislação vigente.

DATAS DO PROGRAMA

As 10 mil vagas do programa de 2022 já estão abertas. A primeira etapa, de inscrições, começou às 12h desta terça-feira (22) e vai até as 23h59 do dia 1º de abril.

A divulgação dos candidatos selecionados para o programa será divulgada no site do Detran-ES, no dia 4 de abril, a partir do meio-dia. Junto disso, também serão divulgados os prazos das três fases de matrícula dos selecionados em ordem de classificação.

Os candidatos que não forem selecionados nessa lista terão uma outra oportunidade com a chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 27 de outubro, a partir do meio-dia, no site do Detran-ES. A lista de suplentes tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes, após a desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

  • Aspas de citação

    Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Já para aqueles que já são habilitados, a adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

    Aspas de citação

PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO

1. Procure, no navegador de internet, pela página oficial do Detran-ESA inscrição deve ser feita de uma única forma. Seus dados não devem ser compartilhados em outro site, por SMS ou e-mail. No canto esquerdo, há a opção "CNH Social". Você deve clicar nela para concorrer a uma das 10 mil vagas.

Na página inicial do Detran-ES, procure a opção
Na página inicial do Detran-ES, procure a opção "CNH Social". (Reprodução/Detran-ES)

2. A partir disso, você será destinado a uma nova página, na qual estão disponíveis mais informações sobre o programa Nela, deverá procurar pela opção INSCREVER-SE e, então, clicar em ACESSAR.

No box INSCREVER-SE, clique na opção ACESSAR
No box INSCREVER-SE, clique na opção ACESSAR. (Reprodução/Detran-ES)

3. A página que será aberta em seguida disponibilizará uma série de campos para que você possa preenchê-los com seus dados pessoais. Todos os espaços devem ser preenchidos corretamente.

Certifique-se de que você preencherá todos os campos corretamente
Certifique-se de que você preencherá todos os campos corretamente. (Reprodução/Detran-ES)

4. Certifique-se de que você preencheu todos os dados de forma correta. Mais abaixo, na mesma página, será necessário concordar com os termos, clicando nos dois quadrados em branco assinalados abaixo. Assim, você garante que está concorrendo a uma vaga com informações pessoais, e não de terceiros. Depois, clique em CONTINUAR.

É necessário concordar com os termos antes de clicar em CONTINUAR
É necessário concordar com os termos antes de clicar em CONTINUAR. (Reprodução/Detran-ES)

5. Segundo o Detran, logo depois do preenchimento do formulário, a próxima tela será um comprovante do que foi informado. Pronto, você está concorrendo a uma vaga do programa CNH Social. Depois, terá de aguardar até o dia 4 de abril para saber se  foi contemplado com uma das vagas.

Teve algum problema?

Segundo o Detran, alguns detalhes podem impedir a inscrição. Exemplo disso é o cadastro desatualizado ou cadastro que tenha sido atualizado em data posterior ao dia 11/06/2021; a existência de um Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) em outro estado, em decorrência de alguma tentativa anterior de habilitação por parte do candidato; pessoas oriundas de outros estados, uma vez que a CNH Social oferecida pelo Detran-ES é apenas para residentes do Espírito Santo.

CNH Social 2022 no ES - o passo a passo de como se inscrever

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais