Casagrande faz pronunciamento sobre a pandemia da Covid-19 no ES

Na fala desta sexta-feira (19), governador pediu para população colaborar com as medidas da quarentena; veja os principais pontos

Publicado em 19/03/2021 às 18h09
Atualizado em 19/03/2021 às 18h29

18:27

Fim do pronunciamento

Após menos de 20 minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (19).


18:26

Governador alerta para possível colapso

"A gente tem repetido, até cansa, mas como o vírus não cansa da gente, a gente não pode cansar. Por isso, fazemos esse apelo (para pessoas ficarem em casa). Pode ser que daqui a pouquinho não tenhamos leitos para todo mundo", alerta Casagrande.


18:25

Apesar dos leitos, ocupação segue em 91%

"Estamos aumentando o número de leitos de UTI, mas a ocupação continua em 91%. É cada dia mais paciente que entra no sistema de saúde. O sistema está pressionado. É bom que a gente fale com clareza e dê todas as informações, porque precisamos de ajuda e colaboração", afirma Casagrande.


18:23

ES terá mais 61 leitos de UTI até final de março

"Vamos abrir no mês de março 141 leitos de UTI. Já abrimos diversos e vamos abrir mais 61 leitos até o dia 31 de março. Vamos abrir 40 no São Lucas, primeiro 30 e depois mais dez. Vamos abrir dez leitos de UTI no Sílvio Avidos, em Colatina. Sete leitos na Santa Casa de Vitória, e quatro na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. Além de 69 leitos de enfermaria até dia 1 de abril", garante Casagrande. "Serão 844 leitos de UTI até o final do mês", completa.


18:21

"Não vão à praia", pede governador

"Amanhã começa o final de semana, mas pedimos para que as pessoas não vão à praia, não aglomerem, não levem guarda-sol", pede Casagrande.


18:18

Casagrande: "Converse com o prefeito se ele não apoia a medida"

"Quero pedir a compreensão de vocês, de quem está sendo afetado: comerciante, prestador de serviço... Peço a compreensão. Quando eu tomo uma decisão dessa, que é polêmica, que parte das pessoas acha desnecessária, é porque é necessária, tenho que tomar. Como governador, nunca imaginei passar por isso, tenho que tomar a medida correta e certa. Vocês vão ver, lá na frente, que a nossa decisão está correta. Peço que apoiem. Se o prefeito não estiver nessa linha, converse com ele, ele precisa salvar vidas. As pessoas têm liberdade para se manifestarem, mas dentro dessas manifestações tem oportunistas que estão tentando tirar proveito político, aproveitar o clima de descontentamento", diz Casagrande.


18:16

Casagrande pede adesão à quarentena

"O primeiro dia da quarentena foi mais de adaptação, tivemos algumas manifestações e estamos acompanhando. Nós estamos trabalhando juntos para que se possa estabelecer uma redução da transmissão do vírus. Enquanto não temos todas as vacinas necessárias, o que nos salva é a nossa disciplina: a distância, a higiene, o uso da máscara e a não aglomeração. Lembrem que no ano passado nós fizemos uma redução da interação e a gente foi abrindo os leitos de UTI. Os leitos que abrimos permitiram que passássemos pelas duas primeiras fases da pandemia", lembra o governador.


18:12

Governador ressalta medidas de ajuda econômica

"Hoje tivemos muitos anúncios na área econômica para minimizar as perdas e ajudar setores como o de bares, turismo, esporte e eventos. Além do fundo de proteção ao emprego, que é um valor extraordinário para um Estado como o Espírito Santo, nós temos outras linhas de crédito como o de R$ 5 mil com juro zero. Vamos ter o Refiz, que é o refinanciamento da dívida. Nós sabemos que a pandemia, desde o ano passado, tem causado efeitos", comenta Casagrande.


18:10

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande deu início ao pronunciamento desta sexta-feira (19). Acompanhe com A Gazeta.


18:08

Em instantes...

Governador do Espírito SantoRenato Casagrande anunciou há pouco um pronunciamento nesta sexta-feira (19), no qual falará sobre a pandemia do coronavírus. A transmissão deve começar nos próximos minutos.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.