Repórter / [email protected]
Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 19:01
Fim de ano, tempo de decorações natalinas e de se surpreender com o enfeite de Papai Noel invadindo a janela da casa do vizinho. Época também de criar expectativas com relação aos enfeites de Natal das cidades, e de se perguntar: o que a prefeitura do meu município vai arrumar neste ano? Acontece que, algumas vezes, os órgãos miram em decorações bonitas e acabam acertando em enfeites bizarros, engraçados ou que aguçam as mentes pensantes, boas de causar um bom duplo sentido por aí. >
Nos últimos dois anos, os capixabas "ficaram na mão" de bons memes no Estado, mas, como relembrar é viver, a reportagem de A Gazeta vasculhou seus arquivos e separou alguns enfeites que deram o que falar. Confira sete decorações natalinas que este "Espírito Santozão" já viu. Segue a lista:>
Em 2013, decoração de Natal virou chacota em Aracruz
O que dá para fazer com R$ 183 mil para uma decoração de Natal? Muita coisa bonita e inovadora, certamente. Em dezembro de 2014, no entanto, a Prefeitura de Aracruz foi alvo de questionamentos e reclamações da população. Além de não ter pisca-pisca, a árvore colocada na cidade estava com o tecido rasgado, e a estrutura era de pedaços de madeira. À época, o G1 ES apurou que a empresa que executou o serviço não era a ganhadora da licitação, e houve uma denúncia de superfaturamento da decoração natalina em 2011 no município sobre a mesma empresa. O então secretário Municipal de Turismo e Cultura de Aracruz, Helder Tabosa, informou, na ocasião, que o contrato com a vencedora da licitação tinha sido cancelado porque ela havia descumprido termos firmados na negociação. Ele também destacou que não houve pagamento por qualquer serviço.
Ilusão de ótica ou mentes maliciosas em São Gabriel da Palha?
No Natal de 2017, em São Gabriel da Palha, na Região Noroeste do Espírito Santo, a decoração luminosa deu o que falar. Naquele ano, a ornamentação foi inaugurada na Praça Aurélio Bastianello, no Centro. O fato é que muitos (muitos mesmo!) viram na decoração, feita em uma palmeira, um órgão reprodutor masculino. Nas redes sociais, os comentários foram diversos. "Estranho", comentou um internauta em meio a risadas. "É, achei meio estranho, pensando bem, parece alguma coisa, sei lá", disse outro. "A maldade está nos olhos de quem vê!", retrucou outra pessoa. Em um outro comentário, uma internauta discute o investimento em decoração natalina. "Se eles investissem na saúde, com certeza seria bem melhor para a população. Essa coisa de enfeite é supérflua. A saúde está cada dia pior", disse. À época, a Prefeitura de São Gabriel da Palha, o ângulo da foto e a "mente poluída das pessoas" é que foram as responsáveis por essa visão distorcida da decoração natalina. Tire suas próprias conclusões acima.
Estátua em Nova Venécia virou piada na web
O que era pra ser uma homenagem aos cafeicultores de Nova Venécia virou motivo de chacota entre os capixabas em 2017. A escultura que mostra um homem de chapéu, peneirando grãos de café, chamou a atenção de quem passava pelo local. Muitos moradores viram um órgão genital na arte, mas a prefeitura do município alegou que a interpretação maliciosa da imagem era questão de ângulo. "Minha cidade inovou com uma estátua do Kid Bengala", escreveu um morador em meio a risadas, fazendo menção a um ator de vídeos pornográficos. "O homem não tem perna e esse negócio aí nessa peneira não está parecendo muito com grãos de café não", disse outro.
Papai Noel no meio do cruzamento em Barra de São Francisco
A prefeitura do município tentou, com boa intenção (claro), enfeitar a cidade para a chegada do Natal em 2017. Mas o órgão escolheu um local impróprio para colocar o monumento de quase três metros: no meio de um cruzamento movimentado da cidade. Na época, a Prefeitura de Barra de São Francisco informou que o boneco tinha sido colocado no espaço como teste. Mas, por concluir que as crianças poderiam correr um risco para tirar foto com o Papai Noel, ele foi realocado para a Praça Senador Atílio Vivácqua.
Berinjelão, babanão verde ou árvore de Natal em Águia Branca?
Em 2019, um enfeite de Natal na cidade de Águia Branca virou piada na internet. A "árvore" virou meme e imagens se espalharam rapidamente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. A decoração chegou a ser comparada a uma berinjela gigante ou uma banana-verde. À época, o Portal da Transparência do município mostrava uma contratação de R$ 12.349 para os serviços natalinos. No entanto, a prefeitura não chegou a confirmar se o valor era referente à árvore.
Galinha gigante ou pombo de Natal em Santa Maria de Jetibá?
Em 2018, a nova estátua de galinha chamou a atenção de quem passava pelo Centro de Santa Maria de Jetibá às vésperas do Natal. Para divulgar a Festa do Ovo e da Galinha, um grupo de avicultores encomendou o monumento e o colocou em uma calçada da região, mas a aparência da ave não foi aprovada por alguns moradores do município. "Deveria ser uma galinha mais bonita, está parecendo um pombo", disse uma moradora. À época, a caixa Elaine Domingos da Cruz afirmou à reportagem que a ave era o assunto da cidade. "De galinha ela não tem nada. Ela virou motivo de piada porque, querendo ou não, aqui é um dos lugares de produtores de ovos. Deveria ser uma galinha mais bonita, mas ela está parecendo um pombo", disse.
Árvore de Natal de maconha? Teve, sim! Na Serra
Seguindo a tradição, mas desta vez um pouco (muito) inusitada, policiais descobriram que o espírito natalino bateu à porta de uma família do bairro Parque Residencial Tubarão, na Serra, de uma forma diferente. Durante uma ocorrência envolvendo a guarda compartilhada de uma criança, os militares identificaram um pé de maconha decorado com presépio, bolas coloridas e pisca-pisca. Um casal e o amigo que mora na mesma residência foram detidos.
"Anjo querumbeck" virou piada em João Neiva
Na frente da Prefeitura de João Neiva, um anjo segurando uma corneta chamou a atenção e viralizou nas redes sociais. Segundo os internautas, a corneta mais parecia um cigarro de maconha. A página oficial da administração municipal compartilhou as imagens da decoração de Natal na cidade e o povo não perdoou. A foto já tem mais de 4 mil compartilhamentos e 1,2 mil reações, com muitas piadas nos comentários. Outra página no Facebook que posta curiosidades do Espírito Santo replicou a imagem e colocou como legenda "o anjo maconheiro de João Neiva - ES" e, até a publicação desta matéria, o post tinha 643 curtidas e 352 compartilhamentos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta