> >
Análise aponta que esgoto causou mortes de peixes em lagoa de Linhares

Análise aponta que esgoto causou mortes de peixes em lagoa de Linhares

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a conclusão é de que os peixes morreram sem oxigênio, devido à grande quantidade de esgoto na lagoa

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 13:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Peixes mortos encontrados em Linhares
Peixes mortos encontrados em Linhares. (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares)

No mês de outubro, a morte de milhares peixes chamou atenção em uma lagoa urbana no bairro Jardim Laguna, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Amostras da água e dos peixes foram recolhidas para análise em laboratório e ficaram prontas recentemente. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a conclusão é que os peixes morreram sem oxigênio, devido à grande quantidade de esgoto na lagoa.

“Recebemos as análises e percebeu que tinha muita matéria orgânica provavelmente oriunda de esgotos que foi lançado no local”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi, para a TV Gazeta Norte.

Peixes  mortos em lagoa de Linhares
Peixes mortos em lagoa de Linhares . (Reprodução )

A Lagoa do Campo recebe esgoto doméstico e industrial. Na época da morte dos animais, o biólogo Luciano Cabral já apontava para a situação.  “Essa lagoa é uma lagoa urbana e recebe uma grande quantidade de esgoto doméstico e industrial. O esgoto aumenta a quantidade de nutrientes da água e, com isso, a cobertura vegetal de alga e outras plantas vão crescer, se alimentar desses nutrientes e causar um aumento no consumo desse oxigênio”, explicou na ocasião.

RELEMBRE O CASO

Milhares de peixes apareceram mortos boiando em uma lagoa de Linhares, no Norte do Espírito Santo, na manhã do dia 12 de outubro. A cena na Lagoa do Meio, que corta sete bairros da cidade, acabou impressionando moradores que passavam pelo local, ficando totalmente coberta com os animais sem vida. Na época, a água e peixes foram recolhidos pela prefeitura para análise.

Este vídeo pode te interessar

Peixes mortos encontrados em Linhares
Peixes mortos encontrados em Linhares. (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais