Repórter / drocha@redegazeta.com.br
Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 20:27
- Atualizado Data inválida
O Parque da Fonte Grande é um dos principais pontos de turismo ao ar livre de Vitória. Para acessar o topo da montanha, onde há um mirante que permite avistar toda a Capital, o frequentador pode ir pela entrada principal, no bairro Grande Vitória, ou pela trilha, cujo acesso é pelo bairro Fradinhos.
Os turistas mais aventureiros que optarem pelo acesso da trilha, porém, vão encontrar dificuldades. Isso porque a entrada está com aspecto de abandono, com a vegetação alta que dificulta a passagem das pessoas. A guarita também parece estar completamente fechada, mesmo com a presença de seguranças no local, e parece ter sido até depredada, com telhas faltando.
O caminho da trilha também apresenta problemas. A vegetação não é podada há algum tempo e, por isso, começa a invadir o traçado, dificultando a passagem pelo local. Adentrando mais ainda, é possível observar árvores caídas no meio do caminho e a vegetação ficando cada vez mais densa por conta da falta de podagem.
Demandada pela reportagem de A Gazeta, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semam) informou que, desde o início da nova gestão, está fazendo o levantamento das demandas e necessidades dos parques urbanos e naturais de Vitória, com o objetivo de estruturar um plano de ação voltado para melhorias nestes espaços, incluindo o Parque da Fonte Grande.
A pasta acrescentou que uma equipe de conservação de áreas verdes irá ao local até o fim da próxima semana para avaliar o reforço na capina das trilhas. A secretaria ressaltou, porém, que, por se tratar de um parque natural, a intervenção humana deve ser a menos impactante possível, conservando assim as características do ambiente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta