> >
Produtores rurais reclamam de prejuízo com água acumulada nos pastos em Itapemirim

Produtores rurais reclamam de prejuízo com água acumulada nos pastos em Itapemirim

Segundo os produtores, há cerca de 10 anos a água escoava em um período de 30 dias, agora, as áreas têm ficado até oito meses alagadas

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 13:31

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Segundo os produtores, há cerca de 10 anos a água escoava em um período de 30 dias, agora, as áreas têm ficado até oito meses alagadas
Assoreamento de rio prejudica produtores rurais em Itapemirim. (Matheus Martins)

Produtores rurais de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, que moram na localidade de Garrafão, estão enfrentando uma dificuldade para escoar a água que acumula nas propriedades. O motivo, segundo eles, é o assoreamento do Rio Muqui, que vem aumentando ao longo dos anos.

No total, são 70 produtores que estão com áreas utilizadas para a produção das propriedades ocupadas com água do rio. O assoreamento é quando uma camada de solo vai para o leito do rio e forma bancos de areia. Isso, que é processo natural ao longo dos anos, pode ser potencializado com as ações do homem.

Segundo os produtores, há cerca de 10 anos a água escoava em um período de 30 dias, agora, as áreas têm ficado até oito meses alagadas
O produtor Luciano Maitan contou que o Rio Muqui sofreu uma alteração em seu percurso. (Matheus Martins/TV Gazeta Sul)

O produtor Luciano Maitan contou que o Rio Muqui sofreu uma alteração em seu percurso na década de 60 e isso pode ter gerado esse problema no leito do rio. “A situação do Rio Muqui é muito complicada. Fizeram uma reta de 8 quilômetros no Rio porque ele era sinuoso e a areia que desce se acumula toda em frente às nossas propriedades, nesse vale. O assoreamento está tomando conta. Eu não tenho mais pastagem, hoje eu tenho que comprar cana para os animais e isso torna o custo do leite, que é meu produto principal, inviável. Tratar o gado no cocho 24 horas por causa do alagamento é inviável”, afirma.

De acordo com os produtores, há cerca de dez anos, quando começaram os alagamentos nas propriedades, a água escoava em período de 30 dias, agora, o tempo que a água fica parada dentro das propriedades já chega a oito meses, causando prejuízo aos produtores.

O produtor Augusto Miguel disse que precisou se desfazer de 14 animais e diminuir o rebanho porque não tem alimento na propriedade. “Caiu no mínimo 70% a minha produção e você gasta muito com ração. Tem que estar sempre vendendo alguma coisa para pagar outra porque aquilo que você está produzindo não dá pra fechar a conta. Essa água não desce. A gente espera isso para novembro, mas estamos assim desde maio. O prejuízo é muito grande”, disse.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Itapemirim informou que a orientação é que os produtores rurais de Garrafão solicitem uma avaliação técnica do Meio Ambiente para que a Secretaria Municipal de Agricultura, após a estiagem, possa executar a limpeza dos canais e a calha do rio cujo serviço depende da liberação e autorização ambiental, tendo em vista tratar-se de uma bacia hidrográfica que corta diversas propriedades da região.

A Prefeitura disse ainda, que a situação foi agravada em função do grande volume de chuvas que caiu no município nos últimos dias.

Com informações de Gustavo Ribeiro/TV Gazeta Sul

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais