ASSINE

'Coffee of the Year 2021': cafés do ES vencem prêmio de melhor do Brasil

O Espírito Santo conquistou o primeiro lugar na categoria Canéfora/Conilon e o segundo lugar na categoria Arábica; outros quatro capixabas ficaram entre os 10 melhores

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 14/11/2021 às 15h28

O prêmio Coffee of The Year (COY), realizado na Semana Internacional do Café (SIC) 2021, elegeu os melhores cafés do país, na noite de sexta-feira (12), e seis capixabas estão entre eles. O Espírito Santo conquistou o primeiro lugar na categoria Canéfora/Conilon e o segundo lugar na categoria Arábica. 

'Coffee of the Year 2021': cafés do ES vencem prêmio de melhor do Brasil
'Coffee of the Year 2021': cafés do ES vencem prêmio de melhor do Brasil. Crédito: Incaper

CANÉFORA/CONILON

  • 1º lugar: LUIZ CLAUDIO DE SOUZA - SITIO GRÃOS DE OURO - MUQUI
  • 4º lugar: LUCIANO DUTRA PIMENTA - FAZENDA BONFIM - AFONSO CÁUDIO

ARÁBICA

  • 2º lugar: THIAGO DIAS DOURO - SÍTIO DENIZAR - MACHERAL FLORIANO
  • 3º lugar: RONALDO PANSINI - SÍTIO MATA FRIA - CONCEIÇÃO DO CASTELO
  • 7º lugar: ALTILINA LACERDA - SÍTIO FORQUILHA DO RIO - DORES DO RIO PRETO
  • 8º lugar: LEONARDO GONÇALVES - SITIO AO LEU - DORES DO RIO PRETO
Cultivo de café conilon no Sítio Terra Alta, na região do Caparaó
Cultivo de café conilon na região do Caparaó. Crédito: Vagner Benezath

O QUE É O 'COFFEE OF THE YHEAR'?

A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso, que acontece anualmente na Semana Nacional do Café, conta com duas fases. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.

Ao final, as 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso, sendo 10 de café arábica, cinco de canéfora, três de fermentação induzida arábica e três de fermentação induzida canéfora. A revelação e premiação do café mais pontuado acontece durante a semana.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.