> >
Viaduto de Paul, em Vila Velha, ganha pintura 3D contando a história do bairro

Viaduto de Paul, em Vila Velha, ganha pintura 3D contando a história do bairro

Nas paredes da construção, como também nas escadarias ao lado, imagens multicoloridas de catraieiros, bondinho e os bares boêmios da região

Publicado em 7 de setembro de 2021 às 09:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Projeto Cidade Quintal chegou a Vila Velha, com intervenções urbanas no bairro Paul
Projeto Cidade Quintal chegou a Vila Velha, com intervenções urbanas no bairro Paul. (Reprodução/ Instagram @ cidadequintal)
Gustavo Cheluje
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Após levar vida, cor (por que não também sabor?) e pertencimento a bairros de Vitória - chegando a ter o trabalho divulgado no programa "Fátima Bernardes" -, o projeto "Cidade Quintal" desembarca em Vila Velha, mais precisamente no bairro Paul, ponto de confluência com a capital por conta do mar que "invade" a baía da Grande Vitória.

E essa memória "marítima", presente no emocional dos moradores, foi a temática escolhida para as pinturas no tradicional viaduto, em que, por cima, passa a estrada de ferro. Nas paredes da construção, como também nas escadarias ao lado, agora vemos imagens multicoloridas de catraieiros (responsáveis por fazer a travessia dos residentes até Vitória), o bondinho, parte da história do lugar, como também os bares e a boemia de Paul.

"Realizamos o projeto em parceria com a Vale, no programa "Arte no Muro". Eles nos convidaram para retratar, em pinturas, a identidade de Paul. Conversamos com os moradores da região para saber suas vivências. Muitos tinham a expectativa de ver o viaduto com cores que retratavam uma espécie de boas-vindas", adiantou Renato Pontello, artista plástico que ficou à frente da empreitada. Abaixo, mais detalhes da pintura na escadaria.

Desenho dos catraieiros em destaque na printura do viaduto de Paul(Reprodução/Instagram)

"O mantra do 'Cidade Quintal' foi mantido, levar pertencimento e identidade aos moradores, produzindo murais que fizessem sentido e contassem suas histórias afetivas", explica, dizendo que trabalhou durante quatro semanas com uma equipe de cinco pessoas. O material usado foi tinta acrílica.

"Foi um trabalho estritamente emotivo. Perguntamos do que eles sentiam mais saudade. A maioria falava dos catraieiros, do contado com o mar, com a natureza e da proximidade com o Centro de Vitória. Isso tudo está retratado nos murais. Eles também pediram para colocar o mome do bairro em evidência, na parte de cima do viaduto. Queriam um ponto de identificação ainda maior".

Viaduto de Paul, em Vila Velha, recebe pintura 3D e homenagem aos Catraieiros, projeto da Cidade Quintal
Viaduto de Paul recebe pintura 3D e homenagem aos Catraieiros. (Fernando Madeira)

PERSPECTIVAS

Criado em 2016, com uma intervenção urbana no Tancredão (Vitória), o  "Cidade Quintal" levou arte para regiões da capital como Vila Rubim, Romão, Forte São João, Ilha do Príncipe,v Ilha das Caieiras, Bairro República e Piedade. No último bairro, houve um debate sobre a questão da violência da região.

De acordo com Renato Pontello, a agenda continua cheia até o fim de 2021. "Este mês, vamos para Goiabeiras, com intervenções em um galpão e em uma pista de skate. Será uma parceria com o Mov.Cidade. Em novembro, estão previstas pinturas em Atlântica Ville (Jardim Camburi). O trabalho será feito na área de lazer. Todos contarão com a participação da comunidade, com entrevistas e memórias afetivas", complementa.

Nem só de pinturas vive o projeto, que também conta com coordenação da designer Juliana Lisboa. Foi criada uma websérie com entrevistas relatando o processo de criação das intervenções na Ilha do Príncipe, incluindo o impacto que a obra trouxe para os moradores, em parceria com a Karatapa Films. Com quatro episódios, "Portal Cidade" está disponível no Instagram

Este vídeo pode te interessar

Além disso, um site foi criado para retratar a pintura do mesmo bairro, em que professores e alunos podem interagir com as gravuras em realidade avançada, num projeto multidisciplinar que contou com o apoio da Lei Aldir Blanc

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais