ASSINE

ES: 5 roteiros para fazer o bate e volta no feriadão, saindo de Vitória

Viagens incluem saídas com até duas horas de viagem, saindo da Capital capixaba, e boas opções para curtir em família

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 03/09/2021 às 18h59
Parque Reserva do Papagaio (Anchieta), o Buda de Ibiraçu e Santa Teresa estão entre roteiros bate e volta no ES
Parque Reserva do Papagaio (Anchieta), o Buda de Ibiraçu e Santa Teresa estão entre roteiros bate e volta no ES. Crédito: Montagem/A Gazeta

Chegou o feriadão e, com a pandemia ainda instalada, o capixaba tem aproveitado o período para fazer viagens curtas. A iniciativa acontece desde o verão e se mantém firme, movimentando a economia local, como já mostrado em pesquisas do Observatório do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Os gastos menores também ajudam na hora de se chegar a este resultado. E os capixabas tem aproveitado cada cantinho do Espírito Santo neste último ano. Com a flexibilização das regras sanitárias contra a Covid-19, é possível ver locais turísticos mais cheios desde maio.

Pensando nisso, o Divirta-se resolveu trazer cinco viagens de bate e volta para aproveitar o feriadão que chegou. E roteiro não falta. A analista de sistemas e produtora de conteúdo no perfil Guia Capixaba, no Instagram, Giovana Duarte destaca Santa Leopoldina pela proximidade.

"São cerca de 49km de distância de Vitória, uma hora e dez minutos de carro. A cidade é conhecida como o Paraíso das Cachoeiras, com as famosas cachoeiras Véu de Noiva, Moxafongo e Andorinhas, e possui opções de gastronomia, além do interessante Museu do Colono", destaca Giovana, que está entre as 10 mais influentes blogueiras de turismo do país.

A influenciadora Giovana Duarte, do Guia Capixaba
A influenciadora Giovana Duarte, do Guia Capixaba. Crédito: José Lopes

Ela também cita Aracruz como boa rota: "Além das Praias de Gramuté e Santa Cruz, o litoral de Aracruz oferece ótimas opções gastronômicas, além de opções de passeio como a Estação Biológica Augusto Ruschi (reaberta no último mês de agosto), a Aldeia Temática Piraquê-Açu e o Parque Natural do Aricanga".

Abaixo, trazemos cinco roteiros entre dicas de Giovana e espaços já visitados por A Gazeta.

  1. A Gazeta - a508xsgh1
    01

    Mosteiro Zen Budista - Ibiraçu

    Com pouco mais de uma hora de viagem - saindo de Vitória -, o Mosteiro Zen Budista, que fica às margens da BR-101, em Ibiraçu, é um espaço para curtir com a família o bate e volta. O espaço abre as portas aos visitantes sempre aos domingos (exceto em dias de chuva), a partir das 8h. O espaço amplo conta com as belezas naturais da Mata Atlântica, que podem ser percorridas por trilhas, templos e demais instalações que levam o visitante a uma visita cultural e histórica. Durante a visita, o público é orientado por monitores, que apresentam e informam sobre toda a área ecológica e sobre o funcionamento do mosteiro. Caso esteja fechado, dá para aproveitar a Praça Torii, onde está localizada a estátua do Grande Buda, que é uma área aberta e acessível todos os dias da semana.

  2. A Gazeta - belx5t
    02

    Santa Teresa

    Uma das queridinhas do roteiro de inverno, Santa Teresa já está preparada para a primavera. São quase duas horas de viagem da Capital até o município que conta com ótimos restaurantes e passeios ao ar livre. Além da Rua de Lazer (foto), há a rota do Caravaggio, que está cheio de pontos turísticos e estabelecimentos prontos para receber os turistas. Até o dia 30 de setembro, a cidade realiza a Primavera Teresense, com atividades públicas como a Feira das Flores, que vai de 9 a 12 deste mês. Vale a pena ver a cidade florida neste período, já que a população se empolga em receber os visitantes e enfeita suas casas.

  3. A Gazeta - 1ycyx7qr
    03

    Parque Sede da Reserva do Papagaio - Anchieta

    Com 14 mil metros quadrados de extensão, está aberto à visitação o Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, que possui auditório, viveiro de mudas de árvores nativas E circuito para caminhada com trilha, além de um playground e um mirante com área de convivência. O espaço, inaugurado no último fim de semana, fica entre os bairros bairro Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança. Segundo a prefeitura, o local foi criado com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que habitam a região, como pássaros, caranguejos e peixes, entre outros. Além dos passeios, dá para fazer piqueniques ao ar livre e voltar tranquilamente no fim do dia, já que a viagem é de 1 hora e 20 de lá até a Capital.

  4. A Gazeta - a7hs7
    04

    Manguinhos - Serra

    Não quer demorar na estrada e pretende fazer um passeio rápido? Manguinhos é a melhor escolha. Com menos de uma hora para chegar no balneário, o turista vai encontrar uma praia badalada e muitos restaurantes.

  5. A Gazeta - cn3n40p3ntk
    05

    Alfredo Chaves

    "Além da famosa Cachoeira de Matilde e da charmosa Estação Ferroviária, Alfredo Chaves também possui ótimos cafés e restaurantes, além do Roteiro Sete Maravilhas em São Roque de Maravilha com opções de esportes radicais e várias cachoeiras para visitação", explica Giovana. Opções de Gastronomia: Recanto da Tilápia, Casa da Bica, Sabor da Traíra

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.