ASSINE

Ícone de Hollywood, Kirk Douglas morre aos 103 anos

Astro de "Spartacus" e pai de Michael Douglas, ator e diretor atuou em mais de 80 filmes e foi indicado ao Oscar três vezes

Publicado em 05/02/2020 às 21h44
Atualizado em 05/02/2020 às 21h51
Três vezes indicado ao Oscar, Kirk Douglas morreu nesta quarta-feira (5). Crédito: Reprodução
Três vezes indicado ao Oscar, Kirk Douglas morreu nesta quarta-feira (5). Crédito: Reprodução

O ator e diretor norte-americano Kirk Douglas morreu nesta quarta-feira (5), aos 103 anos de idade. Astro do clássico "Spartacus", do cineasta Stanley Kubrick, ele enfrentava problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral. 

O anúncio foi feito por seu filho, o também ator Michael Douglas, em comunicado publicado pela revista People. "É com tremenda tristeza que, meus irmãos, anuncio que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos", escreveu. "Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão que todos nós temos que buscar", completou.

Kirk Douglas era uma lenda de Hollywood. Indicado ao Oscar três vezes – por "O Invencível" (1949), "Assim Estava Escrito" (1952) e "Sede de Viver" (1956), em que interpretou o pintor Van Gogh –, só foi receber o prêmio em cerimônia honorária, pelo conjunto da obra, em 1996. 

Nascido em 1916, filho de imigrantes russos analfabetos, atuou em mais de 80 filmes. Entre os destaques da longa carreira estão "A Montanha dos Sete Abutres" (1951), de Billy Wilder; "20 Mil Léguas Submarinas" (1954), de Richard Fleischer e "Glória Feita de Sangue" (1957), de Stanley Kubrick. Também trabalhou como diretor e produtor, incluindo "Spartacus", que também estrelou. 

Nas redes sociais, a morte de Kirk Douglas suscitou uma série de homenagens de fãs, famosos ou anônimos. "O malandro inspirador. 103 anos nesta Terra. Isso parece muito bom! Foi ótimo passar meu tempo com você, cara", tuitou o ator Danny DeVito. "De coração partido. Kirk Douglas era um amigo e uma lenda absoluta de uma estrela e humano. Ele ficava melhor a cada dia. Me sinto honrado por tê-lo conhecido. Meu amor à sua família. Precisávamos de um verdadeiro Spartacus", registou o também ator Jason Alexander, na mesma rede social. 

CONFIRA FOTOS DE KIRK DOUGLAS

Kirk Douglas como o gladiador de
Kirk Douglas como o gladiador de "Spartacus" (1960). Crédito: Divulgação
Kirk Douglas e Lana Turner em
Kirk Douglas e Lana Turner em "Assim Estava Escrito" (1952) . Crédito: Divulgação
 Kirk Douglas em cenas do filme
Kirk Douglas em cenas do filme "Êxito Fugaz" (1950). Crédito: Divulgação
Kirk Douglas no longa
Kirk Douglas no longa "Acontece nas Melhores Famílias" (2003). Crédito: Divulgação
Kirk Douglas em 'Sede de Viver' (1956), no papel de Vincent Van Gogh . Crédito: Divulgação
Kirk Douglas em 'Sede de Viver' (1956), no papel de Vincent Van Gogh . Crédito: Divulgação
O ator Michael Douglas e o pai, Kirk Douglas. Crédito: Reprodução
O ator Michael Douglas e o pai, Kirk Douglas. Crédito: Reprodução

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.