Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Ossos do ofício

Ator quebrou ossos do nariz e da mão para viver boxeador Popó em série

Daniel Rocha vive o pugilista em 'Irmãos Freitas', que dramatiza a história real do lutador e de seu irmão

Publicado em 17 de Outubro de 2019 às 19:13

Agência FolhaPress

Publicado em 

17 out 2019 às 19:13
Daniel Rocha vive Popó na série 'Irmãos Freitas' Crédito: Turner/Divulgação
Dois irmãos praticam o mesmo esporte. O mais velho, com técnica e experiência, parece destinado à glória. Mas é ultrapassado pelo caçula, que compensa a imaturidade profissional com vigor e ousadia. Contaminado pela inveja e pelo ressentimento, o laço entre os dois se enfraquece.
Parece enredo de novela? Pois é da série "Irmãos Freitas", que dramatiza a história real dos boxeadores baianos Acelino "Popó" Freitas e seu irmão Luís Cláudio.
O projeto nasceu como um filme, idealizado pelos diretores Walter Salles ("Central do Brasil") e Sergio Machado ("Cidade Baixa"). Não tardou para que os dois percebessem que a saga dos Freitas renderia um seriado de TV, com várias temporadas.
As produtoras Videofilmes e Gullane então levaram a ideia à programadora Turner, que logo a identificou como apropriada à grade do Space, especializada em ação.
"Não é uma série exclusivamente sobre boxe", conta o executivo argentino Marcelo Tamburri, vice-presidente de desenvolvimento de conteúdo da Turner para a América Latina. "É uma história de superação, de dois irmãos em busca de um lugar e da aceitação de quem deveria ter este lugar."
Tamburri está convencido de que, apesar de Popó não ser conhecidíssimo nos países de língua espanhola, "Irmãos Freitas" irá bem em toda a região. Ajuda o fato de o protagonista Daniel Rocha ter participado da novela "Avenida Brasil" (Globo), um fenômeno de audiência do México à Argentina.
"É o melhor papel da minha carreira", diz o ator, que foi escolhido entre 800 candidatos. "Meu primeiro personagem principal e também o primeiro baseado em uma pessoa real."
Rocha precisou baixar dos 77 aos 67 kg, para melhor emular o físico atlético de seu biografado. Ao longo de dois anos, ele ainda precisou malhar muito, aprender golpes de boxe e ensaiar com Fátima Toledo, tida como a mais exigente das preparadoras de elenco do país.
"Eu tenho uma boa noção espacial do ringue", acrescenta ele. "Fui três vezes campeão brasileiro de kickboxing, sete vezes campeão paulista. Mas o boxe é outra coisa. Popó recomendou que eu treinasse no Rio com o técnico Badola, que conhece bem o estilo dele."
Daniel Rocha será Acelino Popó na série 'Irmãos Freitas' Crédito: Divulgação/Nicolas Graves
Tanto empenho rendeu a Daniel Rocha um nariz quebrado em cena. "Era tanto sangue, mas tanto sangue, que o diretor achou que eu estava maquiado", ri o ator. "Também quebrei o chamado 'osso do boxeador', na mão esquerda."
Popó, o verdadeiro, acompanha a entrevista e não se contém nesse momento. "Em toda a minha carreira, eu nunca quebrei nada que precisasse ser engessado", gaba-se o ex-pugilista.
"Esta série é a cara do Brasil", diz Caio Gullane, sócio da produtora Gullane. "A gente mostra um brasileiro que saiu do nada e conquistou tudo no muque." 
Conquistou até bem demais: algumas lutas tiveram que parecer mais difíceis na tela, para aumentar a dramaticidade. O verdadeiro Popó costumava nocautear seus adversários logo nos primeiros rounds.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG)
Inhotim vai celebrar 20 anos com três novas atrações no 2º semestre
Jovem se joga do segundo andar para escapar de marido armado em Cariacica
Jovem pula do 2º andar de casa para fugir do marido armado em Cariacica
Imagem de destaque
Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 04/05/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados