> >
Playlists de faxina na quarentena bombam na web: “Limpando rapidinho”

Playlists de faxina na quarentena bombam na web: “Limpando rapidinho”

De Anitta a Gal Costa, passando por rock e até música gospel, playlist com canções que animam na hora de faxinar a casa em meio à pandemia viraram febre do streaming

Publicado em 15 de junho de 2020 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Lucy Mizael, personal organizer e nova colunista de A Gazeta
Lucy Mizael, personal organizer e nova colunista de A Gazeta. (Mônica Zorzanelli)

Lucy Mizaelpersonal organizer e colunista de A GAZETA, não pensou duas vezes antes de começar a cantar “A Luz de Tieta”, de Caetano Veloso, assim que foi questionada pela reportagem sobre músicas que ela mesma gosta de ouvir enquanto está arrumando a casa. “Eta, eta, eta, eta / É a lua, é o sol é a luz de Tieta, eta, eta”, chegou a cantarolar ela.

E não pense você, caro leitor, que ela é a única. As playlists para fazer aquela faxina estão bombando na web e não têm sido poucas as pessoas que estão compartilhando momentos com vassoura em punho pelas redes sociais.

Em meio ao isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, a atividade doméstica virou passatempo de muitos confinados. “Em abril, a Deezer realizou uma pesquisa com mais de 11 mil pessoas em oito países diferentes, incluindo o Brasil, que revelou que mais da metade dos entrevistados estão ouvindo mais música na quarentena. Além disso, 43% dos brasileiros ouviram podcasts pela primeira vez no mesmo período”, confidencia Marcos Swarowsky, diretor-geral da Deezer no Brasil, ao Divirta-se.

Segundo ele, atualmente, o aplicativo de músicas tanto observa o aumento do consumo quanto o hábito do usuário sofrer mudança. “Após o choque das primeiras semanas do isolamento, temos visto a curva de consumo subir e com hábitos diferentes, como a de novos usuários na plataforma. Um aumento em média de 30% em relação ao que tínhamos antes da quarentena”, reitera.

Para Lucy, o número não causa tanta surpresa, já que ela, que também presta serviços como facilitadora doméstica, vê que a clientela, cada vez mais, lança mão desses recursos para fazer a experiência da arrumação ficar mais prazerosa. “Como eu, todo mundo tem que conciliar trabalho, manutenção da casa, fazer aquela limpeza diária para evitar o acúmulo. As faxinas mesmo ficam cada vez mais espaçadas”, começa.

Em seguida, continua: “Para me manter motivada, eu ando escutando o próprio Caetano Veloso, Maria Bethânia, Elis Regina... Eu ouvia minha mãe ouvindo essas músicas e tive essa fase. Mas também gosto de colocar Rihanna, Ludmilla, Anitta... Essas músicas animam muito e a gente vai limpando rapidinho”.

PARA OUVIR

Sabendo do nicho, as empresas de streaming como o Spotify e a própria Deezer fazem playlists próprias para animar a faxina. Inclusive, saiba que até revistas especializadas em decoração como a "Casa e Jardim" investem na ideia há tempos. 

O Divirta-se consultou algumas playlists disponíveis na web que foram criadas para serem ouvidas durante uma faxina. Ouça!

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais