> >
Oscar 2020: Leitores de A Gazeta apostam na vitória de '1917'

Oscar 2020: Leitores de A Gazeta apostam na vitória de "1917"

Épico de guerra dirigido por Sam Mendes venceu a enquete promovida pelo jornal. Cineasta também é o favorito para Melhor Diretor, em premiação que acontece na noite deste domingo (9)

Publicado em 9 de fevereiro de 2020 às 10:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
De acordo com a crítica especializada, "1917" é o favorito para vencer o Oscar 2020 de Melhor Filme. (Universal/Divulgação)

A cerimônia do Oscar 2020 acontece na noite deste domingo (9) – com transmissão ao vivo pela TV Gazeta, logo após o "Fantástico" –, mas os eleitores de A Gazeta já escolheram o favorito para sair premiado da maior festa do cinema mundial. 

Em enquete realizada pelo jornal durante a semana, o épico de guerra "1917", dirigido por Sam Mendes (mesmo realizador de "Beleza Americana"), levou a melhor com cerca de 35% dos votos, tendo "Coringa" como seu maior adversário. O filme dirigido por Todd Phillips obteve  a preferência de 33% dos leitores. Foi uma vitória apertadíssima.

Gravado em um falso plano-sequência, "1917" deve mesmo confirmar o seu favoritismo no Oscar e levar a estatueta de Melhor Filme. O longa-metragem corre na frente por ter vencido os dois prêmios considerados como termômetros da cerimônia promovida pela Academia de Cinema de Hollywood: o do Sindicato dos Diretores de Hollywood (DGA) e o do Sindicato dos Produtores de Hollywood (PGA). Os votantes dos dois sindicatos representam cerca de 60% dos pouco mais de nove mil eleitores do Oscar.

DIREÇÃO

Sam Mendes, de acordo com os leitores de A Gazeta, deve vencer o seu segundo Oscar de Melhor Direção. O primeiro veio em 2000, com "Beleza Americana".  O inglês venceu a enquete do portal com 35% dos votos, tendo Todd Phillips na sua cola, com 22% dos apontamentos. 

Sam Mendes é o favorito a vencer o Oscar de Melhor Direção . (Divulgação)

A categoria conta com cineastas conhecidos por sua popularidade e pelo seu talento. Todos os indicados obtiveram uma votação expressiva, mostrando o quanto os eleitores estavam divididos. Quentin Tarantino ("Era uma Vez em Hollywood") e Bong Joon Ho ("Parasita") receberam 15% dos votos, enquanto Martin Scorsese ("O Irlandês") contou com 13%.

ASTROS

Nas categorias de atuação, os leitores de A Gazeta cravaram a sua maior certeza: Joaquin Phoenix, por sua visceral performance em "Coringa", deve levar o Oscar de Melhor Ator. O porto-riquenho recebeu cerca de 82% dos votos. O segundo colocado, Jonathan Pryce ("Dois Papas"), contou com 8%.

A atriz Renée Zellweger vive a artista Judy Garland no filme "Judy". (Reprodução/Instagram @judygarlandfilm)

Mesmo favorita para vencer a estatueta de Melhor Atriz por seu papel em "Judy", Renée Zellweger não venceu a enquete promovida pelo jornal. A ganhadora foi Scarlett Johansson, por "História de um Casamento".  Scarlett recebeu 35% dos votos, contra 33% de Renée.  Uma possível explicação para a derrota é que "Judy" ainda não chegou aos cinemas do Espírito Santo.

Entre os coadjuvantes, os ganhadores foram Brad Pitt (44% dos votos), por "Era uma Vez em Hollywood", e Laura Dern (com 38%), por "História de um Casamento". 

O ator Brad Pitt venceu o Globo de Ouro 2020. (Alexi Lubomirski/Golden Globes)

Este vídeo pode te interessar

Joaquin Phoenix, Renée Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern venceram praticamente todas as premiações da temporada, especialmente o troféu do Sindicato dos Atores (SAG), o Globo de Ouro e o Critics' Choice Awards. Uma derrota no Oscar seria uma zebra.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais