Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Teatro

Oficinas culturais gratuitas de dramaturgia, produção e gestão cultural

Aulas estão disponíveis de forma on-line pelo YouTube

Publicado em 11 de Fevereiro de 2021 às 12:00

Erik Oakes

Publicado em 

11 fev 2021 às 12:00
Oficina on-line de Produção Cultural ministrada por Luana Eva e Ludmila Porto
Oficina de Produção Cultural ministraad p Crédito: Reprodução/YouTube
Que tal aproveitar o tempo livre para se especializar na área cultural? Com a ideia de apresentar um panorama sobre o pensamento estratégico na produção e gestão cultural, além de formar profissionais na área, o Projeto Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo realiza oficinas para produtores, atores e todos que se interessarem pela área.
"As oficinas têm o intuito de ajudar aos profissionais de cultura, que tanto foram prejudicados nesta pandemia. Mas fica o convite para todo mundo que tem curiosidade de entender um pouco mais desse universo", explica Bruna Dornellas, sócia da WB Produções, que realiza o circuito.
O projeto foi iniciado com a transmissão de espetáculos teatrais de forma gratuita, na internet, durante o segundo semestre de 2020. As aulas on-line são parte da contrapartida da WB Produções ao público já que tudo foi promovido com recursos da Lei Rouanet.
São oito oficinas gratuitas que estão disponibilizadas no YouTube da WB produções. Divididas nos temas Dramaturgia e Produção Cultural, elas são ministradas pelo dramaturgo Duílio Kuster Cid, pelo diretor Marcelo Ferreira e pelas produtoras Luana Eva e Ludmila Porto.

TEMAS

No tema Dramaturgia, as duas primeiras aulas ministradas pelo professor Duílio se propõem a oferecer ferramentas para que o aluno possa desenvolver o seu próprio texto teatral. Para tanto, serão abordados assuntos como a definição e especificidades do texto dramático, os principais gêneros dramáticos ao longo da história e técnicas de escrita.
A terceira e quarta aula, ministrada pelo professor Marcelo Ferreira, fazem uma incursão pelo teatro pós-dramático, tendo como referência a obra do professor Hans-Thies Lehmann.
No tema Produção Cultural, as aulas são voltadas para elaboração e execução de projetos, além de explicar os diferentes financiamentos e leis de auxílio à cultura.
"As oficinas sempre ocorreram de forma presencial e este ano devido à pandemia podemos ofertá-las em formato digital, o que é muito bom, pois abrimos para mais pessoas. Vale lembrar que elas tem acessibilidade em libras, democratizando ainda mais a informação", destaca Bruna.

SERVIÇO

  • Oficinas on-line do Circuito Nacional de Teatro no Espírito Santo
  • Onde: YouTube da WB Produções, disponível por seis meses na plataforma
  • Quanto: gratuito
  • Palestrantes: Luana Eva, Ludmila Porto, Duílio Kuster Cid e Marcelo Ferreira

AULAS

  • Dramaturgia
  • Aula 01: Definição - Gêneros Dramáticos
  • Aula 02: Técnicas de Escrita
  • Aula 03: Novos Formatos de Dramaturgia
  • Aula 04: Teatro pós-dramático no Brasil

  • Produção Cultural
  • Aula 01: Produção cultural - Profissionais dessa área
  • Aula 02: Projetos culturais - Formas de elaboração
  • Aula 03: Captação de recursos - Diferentes financiamentos
  • Aula 04: Gestão e logística - Execução do projeto.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Grupo Contauto contrata profissionais de vários níveis de escoladade
Grupo empresarial abre vagas de emprego no ES; veja cargos
Imagem de destaque
Terceira idade felina: 7 mudanças comportamentais de gatos idosos
Suspeito de abusar de filha é detido após 40 horas de buscas em Guaçuí
Suspeito de estuprar a filha é preso após 40 horas de buscas em Guaçuí

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados