> >
Ladeira da Santa Casa ganha obra de arte em homenagem à Virgem Maria

Ladeira da Santa Casa ganha obra de arte em homenagem à Virgem Maria

Pintura do artista plástico Rodrigo Brito está em produção, na unidade de Vitória, e deve ser finalizada até o fim do ano

Publicado em 29 de novembro de 2019 às 18:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ladeira da Santa Casa de Vitória ganha obra de arte do artista plástico Rodrigo Brito. Obra deve ser finalizada até o fim do mês. (Rodrigo Brito)

A Santa Casa de Misericórdia, localizada na Vila Rubim, em Vitória, vai ganhar ares de galeria a céu aberto. Uma intervenção artística com mais de 200 metros quadrados ocupará todo o muro da ladeira que dá acesso ao hospital, na Rua Doutor Laélio Lucas. A pintura promete retratar a origem das Santas Casas, incluindo a importância do centro médico para a história do Espírito Santo.

A obra, batizada de “Ladeira da Misericórdia”,  é assinada pelo artista plástico Rodrigo Brito, que também é autor do mural “Trabalha e Confia”, localizado no novo Aeroporto de Vitória. Rodrigo e sua equipe já realizaram a preparação do muro, fazendo a limpeza com cloro e a base com tintura aquarelada para receber a pintura definitiva, que deve ser concluída até o final de dezembro.

Rodrigo mostra empolgação com o projeto, que  já desperta a curiosidade de quem passa pela Vila Rubim. “Esse é o maior mural que já trabalhei e acredito que seja o maior desafio da minha carreira. Sem dúvidas, é o mais complexo, vide a altura da obra e toda a dificuldade do processo de pintura. É um 'sonho alto', brinca, esperando que obra seja reconhecida em todo o país.

Devoto de Nossa Senhora, o artista não entrega os detalhes de sua criação, mas acredita que a pintura possa humanizar ainda mais o Centro da Capital.  “Como devoto de Maria, do sagrado feminino,  fico lisonjeado em poder executar uma obra desse porte. Começar o mural justamente com um desenho de Maria é algo que me inspira muito. E contar em imagens a trajetória da Santa Casa é muito importante para o capixaba. É a história da nossa cidade, do nosso Estado. Muita gente não sabe quantos anos o hospital tem, que existe uma escadaria linda de frente para o Parque Moscoso. São pontos que não vão ficar de fora”, adianta.

O artista plástico Rodrigo Brito realizando a pintura na ladeira da Santa Casa de Vitória. (Rodrigo Brito)

TRAJETÓRIA

Rodrigo Brito é formado em Comunicação e Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O artista já expôs seus trabalhos em países como a Espanha e a Inglaterra. É autor do livro infantil “O Medo do Mato”, vencedor do Prêmio de Incentivo à Literatura Infantojuvenil da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

E tem ainda um importante trabalho de muralismo, acentuado pelo mural “Trabalha e Confia”, realizado no setor de embarque do novo Aeroporto de Vitória, em que ressaltou ícones que marcam nosso Estado: as paneleiras e seus utensílios de barro; o beija-flor; a Pedra Azul; a Terceira Ponte e o Convento da Penha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais