> >
Festival de Teatro de Vitória será on-line e edital sai na próxima semana

Festival de Teatro de Vitória será on-line e edital sai na próxima semana

16ª edição do Fenatevi vai selecionar 12 espetáculos locais para compor a programação, que será transmitida de 13 a 21 de outubro

Publicado em 28 de julho de 2020 às 15:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Espetáculo
Espetáculo "Burundanga", que faz parte da programação do 15º Festival Nacional de Teatro de Vitória. (Bruno Lopes)

O Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória (Fenatevi) ocorre tradicionalmente desde 2005. O evento, conhecido por movimentar a cena cultural, leva espetáculos gratuitos para o público, rodando os teatros da cidade. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a agitação cultural será realizada pela internet, de 13 a 21 de outubro.

“Para não deixar de acontecer, vamos levar para o digital”, explicou a diretora de produção do evento Elenice Moreira, afirmando que o novo formato é uma possibilidade de ampliar o público.

ESPETÁCULOS

Seguindo a estrutura que continha originalmente, o festival terá espetáculos locais, nacionais e internacionais. Além disso, oficinas e mesas-redondas também irão preencher a programação. As homenagens aos artistas serão mantidas, assim como a premiação das peças escolhidas pela curadoria, cujos detalhes ainda serão divulgados. 

Os shows teatrais selecionados vão ser determinados dentro de duas categorias: ao vivo e gravado. A diretora de produção explica que a escolha das duas modalidades visa manter as diretrizes de saúde. No ao vivo, inclusive, as peças devem ser monólogos ou conterem poucos atores. “Será dentro das normas, com toda segurança, a gente não vai querer que os grupos corram riscos", pontua Elenice.

EDITAL DE SELEÇÃO

Doze peças locais, entre infantis e adultas, serão selecionadas através de um edital que será lançado pela organização do evento. “Na próxima semana [do dia 3 de agosto], o edital será publicado”, assegurou Moreira. As companhias de teatro devem ficar ligadas para participar.

Quanto à transmissão do festival, por ter atrações que exigem diferentes formas de comunicação, as peças serão exibidas pelas redes sociais do evento, mas os debates e oficinas serão arranjados para aplicativos de videochamada, como Zoom e Google Meets. Essas plataformas de chamada ainda estão sendo estudadas pela organização do evento.

Elenice Moreira afirma ter grandes expectativas para esta edição por seguir uma nova tendência. “A arte sempre se transforma, se modifica no passar dos tempos. Falaram que o circo ia morrer há 20 anos, 30 anos, mas ele se renovou. Então, a arte se renova”, reflete a produtora e artista.

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DA CIDADE DE VITÓRIA

Este vídeo pode te interessar

  • Quando: De 13 a 21 de outubro
  • Onde: Nas redes sociais do festival e em plataformas de videochamada que ainda serão determinadas. (InstagramYouTube e Facebook)
  • A programação do evento será divulgada posteriormente pelo festival

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais