> >
'Cainã e a Vizinhaça do Espelho' é a finalista capixaba no EDP Live Bands

"Cainã e a Vizinhaça do Espelho" é a finalista capixaba no EDP Live Bands

Banda de Linhares está concorrendo à gravação de um novo disco e à participação em um dos maiores festivais de música do mundo, o NOS Alive, de Portugal

Publicado em 25 de junho de 2020 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Banda Cainã e a Vizinhança do Espelho
Banda Cainã e a Vizinhança do Espelho. (Cainã Morellato/ Divulgação)

A banda Cainã e a Vizinhança do Espelho está entre os finalistas do concurso EDP Live Bands. Escolhido pelo júri para integrar o grupo das sete bandas de diferentes estados que irão disputar a final, o trio de Linhares está representando os capixabas com suas canções no estilo nova MPB. Único grupo do Espírito Santo que se mantém na disputa,  Cainã... está concorrendo à gravação de um álbum com a Sony Music e a participação no show “NOS Alive”, evento consagrado em Portugal.

O resultado da premiação ainda não tem data prevista devido à pandemia do novo coronavírus, mas a expectativa é grande, segundo o vocalista da banda, Cainã Morellato. “Veio muito para validar os nossos esforços. A gente tá muito confiante, feliz, com muita vontade de chegar nessa final”, explica animado sobre a posição que conquistaram na competição.

Criado em 2017, o grupo prefere não definir o seu som de forma restrita. "Eu diria que é muito existencial. Muito sentimental sempre", explica o cantor, acrescentando que a música produzida por eles está sempre em evolução e as referências passam por Caetano, Los Hermanos e músicas internacionais.

Cainã e a Vizinhança do Espelho tem um álbum lançado, o “O Último Disco do ano”, de 2018. No processo do concurso, a banda utilizou de duas canções autorais: “Mirante”, que faz parte de seu disco, e “Cidadão de Bem”, single de 2019.

Fazendo parte da nova cena musical do Espírito Santo, Cainã julga os artistas locais como sendo de grande qualidade. "Acho que o circuito capixaba é riquíssimo, talvez a gente não seja tão reconhecido porque ainda não temos uma vivência muito grande da nossa música", se referindo a falta de busca da população por conhecer as bandas do Estado.

"Estamos criando uma nova cena que, daqui a alguns anos, vai compactuar com São Paulo, Rio, Norte, Nordeste”, defende o cantor.

Sobre a possibilidade de trazer o prêmio para o Espírito Santo, Morellato acredita que a vitória significará muita coisa para os artistas capixabas. "Eu vejo que não é uma competição que a gente vive. Vejo como uma grande cena de parceiros, pessoas que compartilham dos mesmos sonhos", completa o músico.

NOVO DISCO E PRODUÇÃO NA PANDEMIA

O trio musical está na fase final de produção de um novo disco. Eles partiram para as montanhas capixabas, no início de 2020, para compor e gravar o projeto durante cinco dias. O segundo álbum é fruto de financiamento coletivo aberto pela banda no Catarse.

Cainã conta que a ideia inicial era que fossem para o Rio de Janeiro gravá-lo com o produtor Bruno Giorgi, mas a ideia não ocorreu como planejado e Morellato assumiu a produção musical do disco e direção artística. “Os planos são de lançar em agosto ou setembro, vamos ver se vai dar certo”, explica o vocalista sobre a estreia do disco que ainda não tem nome definido.

Este vídeo pode te interessar

Apesar do novo trabalho prestes a sair e de estarem na reta final do EDP Live Bands, o músico afirma que a banda está tendo dificuldades por conta do isolamento social imposto pela pandemia. “A gente ainda sofre com a falta de shows, do cachê que antes a banda fazia”, relata. Suas composições também estão sendo impactadas pelo momento, por ser uma situação que traz introspecção e um pensar diferente, completa Cainã.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais