> >
ArteCria: concurso estimula produção de arte em família na quarentena

ArteCria: concurso estimula produção de arte em família na quarentena

Promovido pela galeria Matias Brotas, objetivo é que as crianças criem uma releitura artística de uma das obras da exposição "Terceiro céu"

Publicado em 27 de março de 2020 às 13:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Criança pintando
A criançada pode se divertir fazendo arte no concurso ArteCria. (Asier Relampagoestudio - Freepik)

A galeria de arte contemporânea Matias Brotas lança nesta sexta-feira (27) um concurso de criatividade que promete entreter as famílias de quarentena. O projeto ArteCria surgiu em 2019 e foi agora adaptado para a realidade do isolamento social, visando proporcionar bem-estar para as crianças, aguçando olhares sobre a arte.

Com as participações abertas até o dia 9 de abril, a proposta é direcionada aos pais de crianças de 3 a 11 anos de idade. A partir das obras que serão disponibilizadas nas redes sociais da galeria, pertencentes à exposição “Terceiro Céu”, dos artistas Marcelo Macedo, Thainan Castro e da escritora Catarina Lins, as crianças deverão criar uma releitura da peça que preferirem.

REGRAS

É importante frisar que a releitura deve ser produzida exclusivamente pelos pequenos, sem participações de terceiros. Para desenvolverem sua arte, os materiais utilizados podem ser papel, colagem, massa de modelar, tinta, recortes de revistas e jornais fazendo o uso da palavra. Com tudo pronto para a diversão, deve-se ter em mente que a obra deverá responder à questão: “qual é a mensagem das crianças para o mundo atual?”.

Depois da arte finalizada, o papel dos pais é fazer a publicação da mesma no Instagram, na postagem as contas @matiasbrotasarte e @lepetitdemain devem ser marcadas. Além disso, para finalizar o processo, um e-mail deve ser enviado para o endereço [email protected], contendo o nome da criança, idade, obra escolhida para a realização da releitura e materiais utilizados para a produção artística. A partir daí, é só esperar pela apuração do vencedor.

O pequeno ganhador será selecionado pelos artistas da exposição. Em seus critérios de avaliação, estarão o cumprimento das regras e o alinhamento com as reflexões sobre as memórias da vida, o etéreo, as percepções e singularidades que despertam as construções e desconstruções individuais. O prêmio será uma obra do artista Thainan Castro.

Sobre a iniciativa que integra a família em prol da imaginação, a galerista Lara Brotas se manifestou: “Nunca foi tão importante como agora trabalhar a arte como fonte de inspiração e otimismo em meio às incertezas que estamos vivendo”.

Obra Corre Corre de Thainan Castro
Obra 'Corre Corre', de Thainan Castro, será o prêmio do concurso. (Taynara Pirovani /Divulgação Obra Corre Corre)

TRABALHO DOS ARTISTAS

Os trabalhos de Castro tem forte relação com suas  memórias afetivas, o papel de poesia que usado em seus trabalhos eram do acervo da sua avó, que dava aulas de declamação. Já Marcelo, trabalha com a resinificação de objetos, criando uma nova visão sobre eles a partir da junção de fragmentos. 

Confiram um pouquinho das obras dos artistas:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais