Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • Saída da XP abre espaço para Itaú ser mais agressivo em investimentos
Estratégia

Saída da XP abre espaço para Itaú ser mais agressivo em investimentos

Além da competição com a XP, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, disse que a decisão está relacionada à impossibilidade de compra do controle da corretora

Publicado em 05 de Novembro de 2020 às 10:41

Redação de A Gazeta

Publicado em 

05 nov 2020 às 10:41
Fachada do Banco Itaú Unibanco em São Paulo
Fachada do Banco Itaú Unibanco em São Paulo Crédito: Código19/Folhapress
A estratégia de vender aos poucos a participação na XP dará espaço para o Itaú Unibanco ser mais competitivo no setor de investimentos, que ganhou força no país com o juro básico da economia - a Selic - na mínima histórica de 2%. Sem ser dono de quase de metade da XP, o banco poderia trilhar seu caminho de forma mais livre - e tentar conter a perda de clientes para a corretora. O mercado reagiu bem ao movimento: as ações do Itaú subiram 4% nesta quarta (4), fechando o dia a R$ 25.
Essa competição entre Itaú e XP fica evidente em números. Também na quarta, a consultoria Economática divulgou, com base em dados da Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que a gestora de fundos de investimento do Itaú perdeu 76 mil cotistas entre janeiro e setembro de 2020. Enquanto isso, a XP ganhou 407 mil novos investidores, no mesmo período.
Hoje, há 6 milhões de contas de investimento ativas no país. A XP concentra 2,6 milhões de clientes (43,3%), seguida por BB (20,4%) e Itaú (14%), segundo relatório do Morgan Stanley. O dado considera as áreas de renda fixa, multimercados e ações.
O "fator XP" é um ponto de insatisfação entre os executivos de alta renda do Itaú Unibanco. Segundo fontes, há a impressão, dentro do banco, de que a sociedade na XP emprestava à corretora a credibilidade do Itaú, dando-lhe mais força. Mesmo antes de definir a saída da XP, o Itaú já vinha dando passos próprios em investimentos. O banco vai oferecer aos clientes, a partir deste mês, o app Íon, exclusivo para aplicações.

"SURPRESA"

Na terça-feira (3), ao anunciar seu balanço do terceiro trimestre, o Itaú surpreendeu o mercado e anunciou um movimento que, na prática, vai pavimentar o caminho para a saída do banco do capital da XP. Do total de 46% das ações que o banco detém hoje na corretora, 41% vão ser repassados a uma nova companhia, enquanto os 5% restantes seriam vendidos no mercado de ações.
A situação entre os sócios não era das melhores desde que o Itaú divulgou uma campanha publicitária em que insinuava que os agentes autônomos de investimento - por serem remunerados por comissões sobre as aplicações que indicam - podem não ter o melhor para o cliente em vista. A XP reagiu imediatamente e um mal estar foi criado entre as partes.
Além da competição com a XP, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, disse quarta, em teleconferência, que a decisão está relacionada à impossibilidade de compra do controle da corretora - ideia que já foi barrada pelo Banco Central lá atrás, em 2017. "Prevíamos que iríamos adquirir o controle e influenciar na gestão na XP", disse ontem o executivo. Em vez disso, a XP virou "apenas" um investimento financeiro - e dos bons. O investimento do banco na XP já vale dez vezes mais: cerca de R$ 130 bilhões.
Procurada, a XP não quis comentar o assunto.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 03/05/2026
Big Bat Blues Band, Dona Fran e SAMBADM são atrações do Festival de Outono de Linhares
Festival movimenta Linhares com música, artes e gastronomia; veja programação
Imagem de destaque
'Disseram-me que ele estava morto': crianças nascidas perto de base militar descobrem a verdade sobre pais soldados

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados