Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • Onze marcas de azeite de oliva têm venda proibida por órgãos do governo
Saiba quais

Onze marcas de azeite de oliva têm venda proibida por órgãos do governo

Ministério informa que os consumidores não devem consumir os azeites das marcas proibidas e podem solicitar a substituição

Publicado em 06 de Junho de 2025 às 20:40

Agência FolhaPress

Publicado em 

06 jun 2025 às 20:40
SÃO PAULO - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciaram nesta sexta-feira (6) que 11 marcas de azeite de oliva devem ser retiradas imediatamente de consumo. São elas: Alcobaça, Campo Ourique, Casa do Azeite, Castelo de Viana, Málaga, San Martin, Santa Lucía, Serrano, Terra de Olivos, Terrasa e Villa Glória.
O Mapa suspendeu as marcas Alcobaça, Casa do Azeite, Castelo de Viana, San Martin, Santa Lucía, Terra de Olivos, Terrasa e Villa Glória por considerá-las impróprias para consumo após ser diagnosticada fraude na composição do azeite de oliva. "Foi detectada a presença de outros óleos vegetais em sua composição, o que caracteriza fraude", informou o ministério, em comunicado.
Onze marcas de azeite de oliva têm venda proibida por órgãos do governo
Já a Anvisa suspendeu as marcas Campo Ourique, Málaga e Serrano por resultado insatisfatório nos ensaios físico-químicos e de rotulagem, por terem CNPJ encerrado, inexistente ou com inconsistência cadastral, e pela origem dos azeites ser desconhecida ou ignorada.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com os fabricantes até a publicação deste texto.
Segundo o Mapa, a comercialização das oito marcas que ela suspendeu configura "infração grave" e os estabelecimentos comerciais também podem ser responsabilizados, caso mantenham os produtos à venda.
O ministério informou que os consumidores não devem consumir os azeites dessas marcas e podem solicitar a substituição, seguindo as regras previstas no Código do Consumidor. A Anvisa também recomendou que o público não consuma as três marcas que ela suspendeu.
VEJA ABAIXO OS LOTES QUE DEVEM SER RETIRADOS DE VENDA
  • Alcobaça: lote 7653D7
  • Campo Ourique: todos os lotes
  • Casa do Azeite: todos os lotes
  • Castelo de Viana: todos os lotes
  • Málaga: todos os lotes
  • San Martin: todos os lotes
  • Santa Lucía: lote SL1126
  • Serrano: todos os lotes
  • Terra de Olivos: lote 387F231
  • Terrasa: todos os lotes
  • Villa Glória: todos os lotes
Em 26 de maio, a Anvisa havia anunciado a proibição da comercialização das marcas La Ventosa e Grego Santorini. Uma semana antes, as marcas Escarpas das Oliveiras, Almazara, Alonso e Quintas D'Oliveira também foram retiradas do mercado.
COMO SABER SE UM PRODUTO ESTÁ IRREGULAR?
A Anvisa disponibiliza uma ferramenta de consulta para que usuários possam verificar se determinada marca está com irregularidades. Para acessá-lo, basta:
  • Entrar no site https://consultas.anvisa.gov.br/;
  • Clicar no ícone "Produtos Irregulares";
  • Pesquisar o nome da marca, o tipo de produto ou a data de publicação da medida;
  • Clicar em "Consultar" e verificar as informações.
Também é possível verificar se determinada empresa que vende o produto está registrada na base de dados do Mapa. Para isso, é preciso:
Existem outras marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para consumo e recolhidas pelo Mapa, por motivos como desclassificação do produto e CNPJ suspenso ou inapto junto à Receita Federal. A lista divulgada pelo órgão entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2025 pode ser consultada no site do ministério.
O QUE O CONSUMIDOR DEVE FAZER SE COMPRAR UM AZEITE FRAUDADO?
É recomendado que os consumidores que possuírem os azeites dessas marcas interrompam o seu uso imediatamente.
Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.br, que deve ser acompanhada pela indicação do local onde a compra foi feita.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
6 livros para crescer na carreira e nos negócios
Boulevard Arbori
Boulevard Arbori Residence e Resort, pré-lançamento em Vila Velha, integra arquitetura e bem-estar
Imagem de destaque
Dia de São Jorge: 8 orações e simpatias para proteção

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados