> >
"Não há problema em alívio de tributo proposto por relator", diz Guedes

"Não há problema em alívio de tributo proposto por relator", diz Guedes

Ministro disse que o relator da proposta de reforma do Imposto de Renda está "completamente afinado" com o governo e que vai cumprir a promessa de não aumentar impostos"

Publicado em 28 de julho de 2021 às 14:39

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (28), que o relator da proposta de reforma do Imposto de Renda, Celso Sabino (PSDB-PA), está "completamente afinado" com o governo e que vai cumprir a promessa de não aumentar impostos. "O nível de arrecadação vai continuar subindo, não há problema em haver alívio de tributo que o relator propõe na reforma dele", disse, em referência às mudanças que Sabino pretende fazer no projeto e que devem reduzir a arrecadação federal. Guedes falou com a imprensa rapidamente após se reunir com o ministro da Cidadania, João Roma, e antes de encontrar Sabino.

Questionado sobre a vinculação do lançamento de um novo programa social à reforma tributária, Guedes tergiversou. "Queremos reduzir a tributação das empresas. As empresas no Brasil vão pagar o que pagam no mundo inteiro, 23% a 24%. Se a arrecadação continuar subindo, vamos reduzir mais a tributação das empresas em 2022", afirmou. "Queremos reduzir tributação das empresas", reforçou.

O ministro disse ainda que os cálculos apresentados pelo ministro Roma para a criação de um novo programa social são "extremamente responsáveis" do ponto de vista fiscal. A ideia do governo é criar um programa de transferência de renda a partir da ampliação do Bolsa Família e unificação de programas sociais. "Os programas sociais estão sendo feitos dentro da responsabilidade fiscal, com respeito ao teto", afirmou Guedes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais