> >
Itens de curto prazo da inflação tendem a se esvaziar, diz Campos Neto

Itens de curto prazo da inflação tendem a se esvaziar, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central citou fatores para alta da inflação: o câmbio, a alimentação dos brasileiros em casa e o pagamento de auxílio emergencial pelo governo

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 18:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Raphael Ribeiro/BCB)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a afirmar nesta quarta-feira (25), que os elementos altistas de curto prazo para a inflação tendem a se esvaziar. Em evento virtual, ele citou três fatores principais para a alta da inflação no curto prazo: o câmbio, a alimentação dos brasileiros em casa e o pagamento de auxílio emergencial pelo governo.

"Tivemos surpresas e a inflação curta subiu", afirmou Campos Neto. Ao analisar os fatores, o presidente do BC lembrou que o câmbio trouxe impactos ligados ao setor de commodities, o que elevou a inflação nos últimos meses. "Milho e soja já estão caindo bastante", disse.

Campos Neto disse ainda que, apesar dos movimentos de curto prazo, a parte longa da inflação implícita "mexeu pouco". Segundo ele, isso indica que "o mercado entende que há uma parte longa da inflação que está estável".

Ao tratar da Selic - a taxa básica de juros, hoje em 2,00% ao ano - Campos Neto lembrou que essa ferramenta para controle da inflação "não tem efeito imediato". "Tem defasagem até ter efeito. Não podemos olhar inflação de curto prazo", afirmou.

O presidente do BC afirmou que, no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), marcado para 8 e 9 de dezembro, o colegiado discutirá os elementos que estão colocados. "A eficiência do BC é um processo mais de longo prazo", ressaltou.

Campos Neto participa hoje do evento virtual "IV Painel Cooperativismo Financeiro", organizado pela cooperativa Sicoob Engecred.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais