Publicado em 14 de agosto de 2021 às 12:30
O fundador e presidente do conselho do grupo automobilístico Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade , 77 anos, morreu na manhã deste sábado (14). A causa da morte ainda não é conhecida. >
"Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos", afirmou a diretoria do grupo em nota. Oliveira Andrade era médico. >
O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. É dono de duas fábricas próprias, uma em Anápolis (GO), onde são montados modelos da Hyundai e da Chery, e outra em Jacareí (SP), advinda da compra de 50,7% da operação brasileira da fabricante chinesa Chery, o que formou a CAOA Chery. >
Em nota, o grupo afirma que a empresa continua a ser gerida pelos atuais executivos. O presidente do grupo é Mauro Correia. >
>
"Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira", diz o grupo. >
O velório será neste sábado, no cemitério do Morumbi a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30. >
O presidente da Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, divulgou nota de pesar. >
"Perdemos hoje um grande brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário com notável espírito empreendedor, inquieto e que nunca se furtou a enfrentar novos desafios", disse. >
"Deixa como legado uma valiosa contribuição ao país pelo exemplo de sua bem sucedida trajetória empresarial e os milhões de empregos que gerou ao longo da vida. Meus mais profundos sentimentos à família e aos amigos". >
Oliveira Andrade começou a atuar no segmento automotivo em 1979. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), ele nem chegou a receber o veículo porque a concessionária faliu. Propôs então ficar com a revenda para compensar o pagamento feito pelo Landau. Assim surgiu a Caoa - formada pelas iniciais do nome do fundador. >
Em menos de seis anos, a Caoa se tornou a maior revendedora Ford da América Latina. >
Em 1992, o Brasil abriu as portas para a importação de veículos, até então não permitida. Neste mesmo ano, a Caoa passou a importar a marca francesa Renault no Brasil. Dentro de três anos, a Renault passou a liderar o segmento de importados, ocupando a quinta posição no mercado em geral. >
Em 1998, a Caoa deu início à importação da marca japonesa Subaru. No ano seguinte, em 1999, foi a vez da sul-coreana Hyundai. >
Em 2007, a Caoa criou a sua montadora. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão foi erguido no distrito agroindustrial de Anápolis (GO). Hoje, saem da sua linha de produção os modelos Hyundai: ix35, New Tucson e as linhas de comerciais leves, HR e HD, além dos veículos da marca Caoa CHERY, Tiggo5x, Tiggo7 e Tiggo8. >
No final de 2017, a Caoa e a chinesa Chery se uniram em acordo para lançar a Caoa Chery, nova montadora 100% nacional. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta