> >
Consumo das famílias e investimentos puxam alta de 0,6% no PIB do Brasil

Consumo das famílias e investimentos puxam alta de 0,6% no PIB do Brasil

Os investimentos das empresas (formação bruta de capital fixo) avançaram 2,0% e as famílias consumiram 0,8% a mais

Publicado em 3 de dezembro de 2019 às 16:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Consumo das famílias representa quase dois terços do PIB. (Fernando Madeira)

O desempenho da economia no terceiro trimestre confirma a retomada puxada pelo setor privado. ?O PIB (Produto Interno Bruto) do período cresceu 0,6% em relação aos três meses imediatamente anteriores, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (3). A projeção feita pela agência Bloomberg estimava um crescimento de 0,4%.

Pelo lado da demanda, o avanço continua puxado pelo consumo das famílias, que representa quase dois terços do PIB e cresceu 0,8% na comparação trimestral. Os investimentos das empresas (formação bruta de capital fixo) avançaram 2,0%. O consumo do governo recuou 0,4%.

As despesas do governo - incluindo pessoal e demais gastos, exceto investimentos -, caem em todas as esferas em função das restrições orçamentárias, analisa a coordenadora de Conta Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. Apesar do resultado do período, a taxa trimestral ainda está 3,6% abaixo do pico da série, atingido no primeiro trimestre de 2014.

Considerando a ótica da oferta, a indústria teve alta de 0,8%. Segundo o IBGE, o crescimento da indústria se deveu à recuperação do setor extrativo, puxada pelo crescimento da extração de petróleo, que cresceu 12% na comparação trimestral, e pelo avanço de 1,3% na construção civil.

A indústria de transformação, por outro lado, teve nova queda, de 1%, afetada pela queda nas exportações em função da menor demanda mundial e da crise da Argentina, segundo o IBGE. A agropecuária cresceu 1,3%, e os serviços, 0,4%.

Nos serviços, se destacaram as atividades financeiras (1,2%), o comércio (1,1%) e o segmento de informação e comunicação (1,1%). Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, a economia avançou 1,2%. A Bloomberg estimava alta de 1%.

Nessa comparação, a agropecuária teve alta de 2,1%, e indústria e serviços, 1%. Sob a ótica da demanda, os investimentos subiram 2,9%, e o consumo das famílias, 1,9%. Nessa base de comparação o consumo do governo também caiu; o recuo foi de 1,4%.

Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,842 trilhão no terceiro trimestre, informou o IBGE.

EM 12 MESES

O acumulado dos últimos quatro trimestres mostra crescimento de 1,0%. O IBGE revisou o PIB do 1º trimestre deste ano, de recuo 0,1% para zero em relação aos três meses anteriores. No 2º trimestre, o avanço foi revisto de 0,4% para 0,5%.

Essas revisões foram motivadas, principalmente, pela melhora nos números da agropecuária, pela ótica da oferta, e do consumo e investimentos, pela demanda. O resultado da agropecuária foi revisto de queda de 0,1% para alta de 0,9% no primeiro trimestre e de 0,4% para 1,4% no segundo.

O consumo das famílias e os investimentos ganharam 0,3 ponto percentual em cada trimestre. O consumo cresceu 1,5% e 1,8%, respectivamente, nos dois primeiros trimestres do ano, na comparação com os três meses sempre anteriores. Os investimentos avançaram, respectivamente, 1,1% e 5,4%.

Na comparação anual, o IBGE destacou o avanço de 4,4% na construção e de 4% na indústria extrativa. A indústria de transformação recuou 0,5%,influenciada, principalmente, pela queda na fabricação de celulose, produtos químicos, farmacêuticos e de metalurgia.

Nos serviços, nessa comparação, também se destacaram informação e comunicação (4,2%) e comércio (4%), além de atividades imobiliárias (1,9%) e financeiras (1,3%). O IBGE também revisou para cima o resultado de 2018, de uma alta de 1,1% para 1,3%.

O PIB é uma medida da produção de bens e serviços em um país em um determinado período. Sua expansão é utilizada como sinônimo de crescimento da economia.

"Aquecimento da economia nos próximos períodos"

O crescimento do PIB no terceiro trimestre foi puxado pela agropecuária e pela indústria, e pela ótica da demanda, o consumo das famílias e os investimentos alavancaram o índice. As exportações e os gastos do governo ficaram de lados opostos trazendo uma contribuição negativa para o resultado. O aumento do consumo e principalmente dos investimentos representam um crescimento mais sólido para o PIB brasileiro e pode fazer com que o índice fique acima de 1% para o ano de 2019. Com uma expectativa de aumentos de investimentos no nosso Estado, o que pode gerar empregos e aumento no consumo, é esperado que haja um aquecimento da economia estadual nos próximos períodos.

ANÁLISE

Octavio Locatelli

"PIB no terceiro trimestre surpreendeu até os mais otimistas"

O resultado do PIB deste terceiro trimestre surpreendeu até os mais otimistas. Isso foi consequência de um conjunto de ações realizadas pelo Governo Federal, como a aprovação da reforma da previdência, liberação do fundo de garantia, liberação do abono Pis/Pasep, dentre outros. A expectativa era de crescimento de 0,4% e o resultado surpreendeu, gerando uma expectativa muito boa para 2020. A surpresa positiva foi o crescimento da indústria, considerando a extrativista, ancorado pelo crescimento da extração de petróleo que teve alta de 12%. No caso negativo como se esperava, foi na atividade de transporte e serviços públicos. Se não tivermos nenhuma intercorrência negativa, relacionado ao mercado externo, tais como, guerra comercial entre EUA x China, e o governo conseguir reduzir esses conflitos políticos hora existente, teremos uma perspectiva muito boa para um crescimento consolidado em 2020.

ANÁLISE

Sebastião Demuner

Este vídeo pode te interessar

"Continuidade do processo de recuperação da economia brasileira"

A divulgação do resultado crescimento do PIB veio um pouco acima do esperado pelo mercado. Especialistas consultados pelo Bloomberg projetavam crescimento de 0,4% no trimestre. O avanço de 0,6% em comparação ao trimestre imediatamente anterior indica a continuidade do processo de recuperação da economia brasileira. Um fato relevante é o crescimento de 2% da Formação Bruta de Capital Fixo, o que indica reação dos investimentos produtivos. A atividade de Construção teve contribuição importante nesse resultado, pois registrou alta de 4,4% no trimestre. A propósito é o segundo resultado positivo do Setor de Construção após vinte trimestres consecutivos de queda. É fundamental que esse Setor esteja se recuperando por conta do relevante papel dessa atividade na contratação de pessoas e redução desemprego. Com relação ao cenário futuro, a expectativa dos analistas do mercado financeiro é que a economia possa crescer de 2% a 2,5% no próximo ano. Porém, há também economistas (mais céticos) que defendem projeção de crescimento do PIB em torno de 1% em 2020. O argumento é que a desindustrialização e os baixos investimentos em infraestrutura dos últimos anos está impondo limites ao potencial de crescimento econômico do país. De qualquer forma, há um relativo consenso de que o ambiente macroeconômico está mais favorável, já que se conta com a reforma da previdência aprovada e com taxa de juros básico em menor patamar histórico. É torcer para que a guerra comercial entre EUA e China não gere desdobramentos negativos para comércio exterior brasileiro, nem tampouco que a polarização política prejudique os avanços alcançados até aqui.

ANÁLISE

Eduardo Araújo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais