Graduado em Economia pela UFES, com pós-graduação em Gestão Financeira pela FGV/Mmurad. Agente de Investimentos autorizado pela CVM. Sócio da Valor Investimentos.

O desafio do preço do petróleo no embate econômico e político

A condição de imprevisibilidade com o petróleo e todos os seus impactos têm afetado a política monetária e causado muito ruído político.

Vitória
Publicado em 06/06/2022 às 10h03

Os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiram aumentar a produção em 50% nos meses de julho e agosto, passando dos atuais 432 mil barris por dia para 648 mil barris. Mesmo assim, o petróleo Brent para agosto fechou em alta (US$ 117,61) pelo ceticismo com o qual o mercado recebeu a notícia, considerada insuficiente.

A condição de imprevisibilidade com o petróleo e todos os seus impactos têm afetado a política monetária e causado muito ruído político.

As discussões sobre controle de preços dos combustíveis têm causado um embate entre a equipe econômica do governo e a Casa Civil, gerando insegurança no mercado.

Petróleo
Petróleo. Crédito: Divulgação

A mais nova manifestação dessa queda de braço foi a declaração do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, defendendo a edição de um decreto de estado de calamidade.

O argumento seria o risco de desabastecimento de diesel — mas, na realidade, seria uma medida para contornar o teto de gastos. A leitura do mercado é de um agravamento na capacidade fiscal para os próximos anos, o que pressiona os juros de médio prazo.

No leilão de títulos públicos de quinta-feira última (2) foram vendidas todas as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) ofertadas, mostrando que a demanda institucional tem dado preferência para os títulos prefixados curtos. Chama a atenção as taxas negociadas, as maiores de todas as séries, refletindo o momento de volatilidade.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.