ASSINE

Projeto alia saúde e meio ambiente no combate ao esgoto

Projeto Água Limpa + Saúde, do Sicoob ES, oferece linha de crédito para tratar esgoto doméstico em áreas rurais e evitar contaminação de rios a mananciais

Tempo de leitura: 2min
Publicado em 20/07/2022 às 14h35
Projeto o Projeto Água Limpa + Saúde prioriza a saúde de quem vive no campo e o meio ambiente.
Projeto o Projeto Água Limpa + Saúde prioriza a saúde de quem vive no campo e o meio ambiente. Crédito: Freepik

Cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso ao serviço adequado de esgoto. Os dados são do Instituto Trata Brasil, que desnudam o cenário do saneamento básico no país e mostram uma realidade preocupante. Atento ao alerta, o Sicoob ES desenvolveu o Projeto o Projeto Água Limpa + Saúde.

O objetivo é incentivar o tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais para evitar a contaminação de rios e mananciais, além de gerar bem-estar para as comunidades.

Para isso, a instituição financeira se uniu a algumas cooperativas, como Coocafé, Cooabriel, Coopeavi, Unimed, o Sistema OCB/ES e a empresa Fortlev, para atingir o maior número de pessoas e fornecer condições especiais para a aquisição de biodigestores, desenvolvido pela Fortlev, pelas famílias de agricultores.

Esses equipamentos têm capacidade para tratar o esgoto de até 15 pessoas e contam com um exclusivo e eficaz sistema de cloração, que atua no combate de microrganismos nocivos à saúde.

Financiamento

O financiamento do biodigestor será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob.
O financiamento do biodigestor será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. Crédito: Sicoob-Divulgação

O financiamento do produto será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob, e o produtor poderá financiar o biodigestor em até 36x, sem juros. Assim, tanto as cooperativas quanto o produtor se unem em prol da saúde e do meio ambiente, com atuação na problemática de contaminação de solo, esgoto doméstico sem destinação, além de se adequarem às legislações e órgãos de saúde e sanitários.

Para o superintendente Operacional do Sicoob ES, Alecsandro Casassi, o engajamento em conjunto na disseminação de informações que proporcionem melhor qualidade de vida e saúde do produtor e preservam os recursos hídricos concretiza o papel das cooperativas de trabalhar pelo bem comum.

Adesão

O superintendente Operacional do Sicoob ES, Alecsandro Casassi, epera que o projeto tenha ampla adesão nos próximos meses
O superintendente Operacional do Sicoob ES, Alecsandro Casassi, epera que o projeto tenha ampla adesão nos próximos meses. Crédito: Sicoob-Divulgação

Alecsandro Casassi

Operacional do Sicoob capixaba

"Não somente os produtores, mas toda a sociedade vai colher os bons frutos dessa iniciativa, assim como as gerações futuras. Esperamos que haja uma ampla adesão nos próximos meses e estamos atuando para facilitar o acesso aos equipamentos."

Realizado em todo o Estado do Espírito Santo, o projeto tem como pilares intercooperação, inovação, sustentabilidade, meio ambiente, parcerias, saúde e bem-estar social.

Este é um conteúdo de responsabilidade do anunciante.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Meio Ambiente Prêmio Biguá Norte Saneamento Prêmio Biguá

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.