Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Nova rodada

Governo federal autoriza concursos públicos com 520 vagas

A maioria das oportunidades para novos servidores é para quem tem curso superior e ficará no Ministério de Gestão

Publicado em 28 de Setembro de 2023 às 14:24

Agência FolhaPress

Publicado em 

28 set 2023 às 14:24
Prova para concurso público
Governo autorizou nesta quinta-feira (28), a realização de um novo concurso público com 520 novos postos de trabalho Crédito: Freepik
SÃO PAULO - O governo Lula (PT) autorizou, nesta quinta-feira (28), a realização de um novo concurso público com 520 novos postos de trabalho , 99% deles direcionados a profissionais com ensino superior. O prazo para publicação do edital do certame é de até seis meses.
Os futuros servidores serão absorvidos por quatro ministérios: Gestão e Inovação em Serviços Públicos (370 vagas); Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (60 vagas); Planejamento e Orçamento (60 vagas) e Povos Indígenas (30 vagas).
A portaria 5.759 especifica os cargos contemplados, o número de vagas por posição e a escolaridade exigida.
O Ministério da Gestão (MGI) é aquele que receberá a maior diversidade de cargos. A pasta vai empregar arquitetos, economistas, estatísticos, médicos, psicólogos, entre outros profissionais. Apenas o cargo de técnico em assuntos educacionais (duas vagas) exigirá nível intermediário de escolaridade.
Já as pastas da Indústria e Comércio (MDIC) e Planejamento (MPO) irão recrutar economistas e analistas técnico-administrativos. O segundo cargo será absorvido também na pasta dos Povos Indígenas (MPI), com 30 vagas.
Se o órgão não publicar o edital no prazo, perderá a disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público.
O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso é de dois meses.
Na última quarta (27), o governo havia autorizado concursos com 450 vagas, como mostrou reportagem da Folha, sendo 400 vagas na AGU (Advocacia-Geral da União) e 50 no Ministério da Cultura.
Cargos e vagas ofertados em novo concurso do governo federal
  • MGI - Analista Técnico-Administrativo - Nível Superior - 190
  • Arquiteto - Nível Superior - 14
  • Arquivista - Nível Superior - 16
  • Bibliotecário - Nível Superior - 4
  • Contador - Nível Superior - 5
  • Economista - Nível Superior - 27
  • Engenheiro - Nível Superior - 68
  • Estatístico - Nível Superior - 12
  • Médico - Nível Superior - 20
  • Psicólogo - Nível Superior - 2
  • Técnico em Comunicação Social - Nível Superior - 10
  • Técnico em Assuntos Educacionais - Nível Intermediário - 2
  • MDIC - Analista Técnico-Administrativo - Nível Superior - 50
  • Economista - Nível Superior - 10
  • MPO - Analista Técnico-Administrativo - Nível Superior - 45
  • Economista - Nível Superior - 15
  • MPI - Analista Técnico-Administrativo - Nível Superior - 30

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Dinheiro apreendido durante a Operação Jogo de Peças envolvendo ex-diretor da Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí
PF apreende mais de R$ 100 mil na casa de ex-diretor de hospital no Sul do ES
Imagem de destaque
Morre aos 95 anos Geraldo Domingues Carneiro, fundador da Escola São Domingos
Afronta
Cais das Artes recebe festival de artes integradas com MC Afronta e foco no protagonismo de mulheres negras

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados