Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Punição

Racismo e vandalismo precisam de respostas duras e imediatas no futebol

STJD acertou  nos casos de Santos e Vasco. E atitude de Leandro Vuaden deveria servir de exemplo para o futebol espanhol

Publicado em 26 de Junho de 2023 às 15:44

Públicado em 

26 jun 2023 às 15:44
Wallace Valente

Colunista

Wallace Valente Wallace Valente
Torcedores do Vasco jogam sinalizadores em campo após derrota em São Januário
Torcedores do Vasco jogam sinalizadores em campo após derrota em São Januário Crédito: Reprodução/Premiere/TV Globo
A atitude exemplar do árbitro Leandro Vuaden de encerrar imediatamente a partida entre Santos e Corinthians aos 40 minutos do segundo tempo, após a torcida santista atirar rojões e sinalizadores no campo de jogo durante a partida, é a que deveria, por exemplo, ter sido tomada no episódio de racismo contra o jogador Vinícius Júnior na Espanha.
Dias depois, foi a vez da torcida do Vasco repetir o comportamento e, apesar de esperar o jogo contra o Goiás terminar, recebeu punição dura do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que suspendeu preliminarmente por 30 dias a presença de torcedores em São Januário como já havia feito em relação à Vila Belmiro.
Falei aqui há duas semanas que atos como racismo e vandalismo no futebol não podem ser tolerados nem contemporizados, devem ter respostas duras e rápidas como tiveram as torcidas de Santos e Vasco. O futebol é um evento de muita visibilidade e pode garantir exemplos bons ou ruins para a sociedade; então, devemos ser implacáveis com esse tipo de comportamento.
Só para citar um exemplo, participei na semana passada de um evento com crianças com síndrome de down e os meninos repetiam os gestos dos jogadores dos grandes times ao comemorar os gols conquistados, ou seja, há uma influência direta no comportamento da sociedade. Portanto, parabéns ao árbitro Leandro Vuaden e ao STJD. 

Daronco foi bem em Palmeiras x Botafogo

A boa arbitragem do árbitro gaúcho Anderson Daronco na vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Palmeiras deveria servir de aprendizado a jogadores e treinadores brasileiros. Logo no começo do jogo, ele já mostrou que não marcaria falta em qualquer contato e nesses casos não adianta parar as jogadas ou ficar reclamando.
Tem que perceber isso e se adaptar rapidamente para tirar proveito desse estilo de arbitragem. Se manter em pé e prosseguir na jogada, tornando o jogo mais dinâmico. Mesmo que desagrade a alguns. Avalio a arbitragem dele como boa, sobretudo porque ele usou o mesmo critério para os dois lados, o que é muito importante para um bom trabalho.

Wallace Valente

Wallace Valente Wallace Valente

Arbitro capixaba com maior numero de atuacoes nacionais e internacionais, especializado em gestao esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, alem de partidas das series A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Viatura Polícia Militar
Ataque a tiros deixa quatro feridos na Serra
O capixaba Thalis Bolzan namora o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Eduardo Leite anuncia fim da união estável com o médico capixaba Thalis Bolzan
Sala de aula, escola, professor, aluno, estudante
Ensinar a esperar, cumprir combinados, respeitar limites: papel da família e da escola

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados