Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

O jogo dos "sete erros" na partida entre Vasco e São Paulo na Copa do Brasil

Com uma arbitragem muito confusa e questionada, o time carioca acabou sucumbindo para o rival paulista nas oitavas de final. Lances capitais influenciaram no resultado

Publicado em 05/08/2021 às 10h18
Vasco
Leandro Castan foi expulso e Vasco acabou eliminado da Copa do Brasil. Crédito: Mauricio Almeida/Folhapress

Vasco foi eliminado da Copa do Brasil pelo São Paulo e deu adeus à competição na fase de oitavas de final. Mais do que a derrota, a torcida vascaína ficou na bronca pelas interferências do VAR e a arbitragem, ambas muito contestadas de uma forma geral. Abaixo listo as decisões que renderam ponderações dos torcedores. 

  1. 01

    Gol de Cano anulado

    O Vasco até marcou o primeiro gol aos 21 minutos de jogo, mas o jogador Juninho tocou com a mão na bola antes de Germán Cano chutar para o gol. O árbitro Anderson Daronco foi chamado ao VAR, que "dedurou" e o gol foi corretamente anulado.

  2. 02

    Expulsão de Léo Jabá

    Se já estava difícil para o Vasco com onze jogadores, aos 26   Léo Jabá chutou a bola em uma dividida com o lateral Reinaldo, do São Paulo, e deixou a perna, que atingiu a barriga do adversário. O árbitro aplicou o cartão amarelo, mas foi chamado mais uma vez pelo VAR e mudou a cor do cartão corretamente. Cartão vermelho para o atacante vascaíno.

  3. 03

    Dirigente no papel de torcedor

    Antes do início do segundo tempo, o árbitro alertou que havia um  dirigente do Vasco na arquibancada de São Januário torcendo aos gritos. Como está proibido torcedores no estádio, ele foi retirado pela Polícia Militar.

  4. 04

    Respeito ao clube

    O jogador Benítez marcou o segundo gol do São Paulo e não comemorou, pois foi atleta do Vasco ao chegar no Brasil e depois rumou ao Tricolor. Acho bacana essa postura de um jogador que tem gratidão a um clube.

  5. 05

    Cronômetro permitido

    Me perguntaram se é permitido o cronômetro que estava marcando o tempo do jogo no placar eletrônico do estádio de São Januário. A resposta é sim, porém só até os quarenta e cinco minutos. A partir daí ele deve ser parado e o serviço de som do estádio e a placa do quarto árbitro anunciam o tempo de acréscimo.

  6. 06

    Decisão fácil

    Aos trinta e quatro do segundo tempo, o zagueiro Leandro Castán foi corretamente expulso ao fazer falta feia no atacante Vitor Bueno, que só tinha o goleiro do Vasco à frente. Essa nem precisou do VAR.

  7. 07

    Quem avisa amigo é

    Aos 44 do segundo tempo, o técnico Lisca, que de doido não tem nada, foi expulso por reclamação com o árbitro. Ele já havia sido advertido no intervalo e foi corretamente expulso.

Curiosidade: Uma equipe não pode marcar um gol contra a própria meta diretamente de um tiro livre. Se isso acontecer o árbitro deverá marcar tiro de canto para o time adversário.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Clube vasco da gama copa do brasil

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.