Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem brasileira se mobiliza para buscar novos rumos para a categoria

Foi aprovada a criação da  Federação Nacional dos Árbitros de Futebol, entidade que vai lutar pelos direitos do árbitros

Publicado em 08/08/2022 às 02h00
Colunista de A Gazeta, Wallace Valente participou de assembleia extraordinária da arbitragem brasileira
Colunista de A Gazeta, Wallace Valente participou de assembleia extraordinária da arbitragem brasileira. Crédito: Acervo Pessoal

No último final de semana participei, em Recife, da assembleia extraordinária da arbitragem para a criação da Federação Nacional dos Árbitros de Futebol. Os sindicatos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e São Paulo aprovaram a criação da federação e firmaram acordo para uma radical mudança nos rumos da arbitragem brasileira.

Daqui em diante a categoria ganha legitimidade para brigar por seus direitos. Junto a isso, foi anunciada pelo presidente Salmo Valentin a contratação da advogada Gislaine Nunes, que ganhou notoriedade ao desafiar e vencer na justiça clubes e a CBF em relação a conquistas de direitos e à liberação dos atletas profissionais em relação à lei do passe.

A entidade já entrou com pedido de liminar sobre os direitos de imagem e de arena com pagamento retroativo de dez anos para os árbitros brasileiros. Na assembleia estiveram representados 26 estados do país e todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade. Na ocasião, fui convidado para participar da equipe de formulação do projeto de gestão da arbitragem brasileira.

O árbitro Anderson Daronco afirmou em entrevista ao Esporte Espetacular que a arbitragem brasileira hoje é uma das melhores do mundo e que ele, assim como os demais árbitros, são maltratados dentro de campo, mas fora dele é tratado como ídolo.

Segundo ele, os mesmos torcedores que o xingam da arquibancada pedem fotos e autógrafos quando o encontram pessoalmente. Até porque xingar o Daronco frente a frente não é uma boa ideia. Quanto a nossa arbitragem ser uma das melhores do mundo, o fortão pegou pesado. Estamos longe disso.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.