A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida

Homofobia: OAB-ES presta solidariedade a donos de restaurante de Vitória

Em comemoração ao Dia do Advogado, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, convidou membros de Comissões da Ordem e da Diretoria a se reunirem no restaurante A Oca Bistrô e Ateliê, no Centro de Vitória

Vitória
Publicado em 11/08/2021 às 15h14
OAB-ES presta solidariedade a donos de restaurante A Oca, no Centro de Vitória
OAB-ES presta solidariedade a donos do A Oca, no Centro de Vitória. Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira (11/08), aproveitando a comemoração ao Dia do Advogado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, convidou membros de Comissões da Ordem e da Diretoria a se reunirem no restaurante A Oca Bistrô e Ateliê, na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória.

O encontro é um apoio ao local, cujos donos, recentemente, passaram por uma situação de injúria racial. O presidente da OAB-ES, Rizk Filho, ressalta que faz parte da missão da Ordem, lutar contra qualquer tipo de discriminação, garantindo os direitos iguais de todos na sociedade.

José Carlos Rizk Filho

Presidente da OAB-ES

"Nós sabemos que não basta não ser racista, precisamos ser antirracista. Estamos aqui não apenas promovendo apoio ao restaurante, mas como um ato de resistência contra a intolerância, pró democracia e pró direitos humanos. É um ato de solidariedade, um ato de humanidade. As pessoas estão precisando propagar o amor. E respeito é amor. E amor é respeito."
OAB-ES presta solidariedade a donos do A Oca, no Centro de Vitória
OAB-ES presta solidariedade a donos do A Oca, no Centro de Vitória. Crédito: Divulgação

ENTENDA O CASO

Uma mulher de 64 anos foi autuada por injúria racial qualificada e levada para o Centro de Triagem de Viana após xingar e insultar verbalmente, utilizando expressões homofóbicas, os proprietários do restaurante "A Oca", localizado no Centro de Vitória, na tarde do último sábado (7). Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a idosa foi liberada do presídio no domingo (8) em função de uma decisão judicial.

"Todo 'viado' é odiado", "eu vou fechar seu restaurante e colocar ele no inferno", "minha vontade é de encher vocês de porrada". Essas foram algumas das frases ditas pela idosa ao se referir a Fabrício Costa e Caio Cruz. Os dois são casados e há dois anos têm um restaurante. Segundo eles, que denunciaram o caso à Polícia Civil e também registraram as ofensas em um áudio, o problema teria começado quando o restaurante estava em pleno funcionamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Homossexualidade

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.