Crítico de cinema e colunista de cultura de A Gazeta

Coronavírus: 10 filmes da Netflix para ajudar na quarentena

Com todo mundo trancado em casa, nada melhor do que uma lista com 10 boas dicas do que assistir na Netflix. E o melhor de tudo: sem filme de epidemia ou fim do mundo

Publicado em 20/03/2020 às 15h30
Atualizado em 20/03/2020 às 20h12
Viver duas vezes. Crédito: Divulgação
Viver duas vezes. Crédito: Divulgação

Estamos todos em casa, certo? O autoisolamento imposto pela pandemia do coronavírus tem me rendido muitas mensagens recebidas com pedidos de dicas de filmes na Netflix. Então seus problemas acabaram com a chegada desta, a primeira lista feita (por nós) para ajudar o leitor a superar este período tão difícil.

A lista traz alguns clássicos, com algumas escolhas óbvias e outras nem tanto. A ideia foi mesclar estilos, épocas e gêneros, mas tentando manter a qualidade. Todos os filmes estão no catálogo da Netflix, que às vezes esconde muito bem algumas obras.

Vale ressaltar a opção por filmes que fujam dos temas "epidemia, fim do mundo, apocalipse zumbi, corram para as colinas!". Ainda assim quer ver um filme sobre epidemias? O ótimo "Contágio" (2011) não está na Netflix, tampouco "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008). Uma boa pedida pode ser a série documental "Pandemia" ou "Epidemia" (1995), de Wolfgang Petersen,  mas ele funciona mais como filme de ação.

Curtiu? Acompanhe-nos por aqui e pelas redes sociais que novas listas serão publicadas ao longo dos próximos dias. Boa diversão!

  1. A Gazeta - 49f0c8
    01

    Contatos Imediatos do Terceiro Grau

    Um clássico é um clássico. Seria incoerente começar esta lista com outro filme que não fosse um de meus favoritos de todos os tempos. Se não é o filme mais impactante ou emocionante de Steven Spielberg, "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" é uma ficção científica como muito pouco se faz. Um filme bonito, com uma invasão alienígena não para causar a destruição do planeta, mas para expandir horizontes. Uma obra-prima.

  2. A Gazeta - wfpf0igd5
    02

    Horizonte Profundo

    “Horizonte Profundo”, com Mark Wahlberg, recria a catástrofe de 2010 na plataforma Deepwater Horizon (nome original do filme). Wahlberg vive Mark Williams, um personagem real que salvou muitas vidas durante a explosão da plataforma do Golfo do México. O diretor Peter Berg, parceiro habitual de Mark, recria o desastre com tensão e muita qualidade técnica. Apesar de ser uma história real, vale mais como entretenimento do que como recorte histórico.

  3. A Gazeta - qppaw3w
    03

    Jovens, Loucos e Rebeldes

    Com muitos rostos hoje famosos (Ben Affleck, Milla Jovovich, Matthew McConaughey), Richard Linklater (“Antes do Amanhecer”) dirigiu em 1993 o clássico “Jovens, Loucos e Rebeldes”. O filme mostra o que acontece nos últimos dias de aula de um grupo de jovens no final da década de 1970. Uma jornada de humor, drama e amadurecimento que mostrava que Linklater se tornaria um dos diretores autorais mais interessantes de Hollywood.

  4. A Gazeta - rpcm0o
    04

    Viver Duas Vezes

    Um dos melhores e mais bonitos filmes do catálogo da Netflix, o espanhol "Viver Duas Vezes" mistura humor e drama com a maestria do cinema argentino. Emilio (Oscar Martínez) é diagnosticado com Alzheimer e sua família decide levá-lo em uma jornada para reencontrar um amor de infância. Sensível e capaz de amolecer qualquer coração.

  5. A Gazeta - 6u5t49cil
    05

    Um Contratempo

    Mais um espanhol para a lista, "Um Contratempo" é pra quem gosta de mistérios. Um playboy bonitão e bem-sucedido acorda no quarto do hotel e encontra sua amante morta. O quarto está trancado por dentro e ele é o único suspeito do crime. Ele então busca a melhor advogada de defesa da Espanha para livrar sua barra. Um bom suspense, com boas reviravoltas e boas atuações.

  6. A Gazeta - 5zuwgcbabk7
    06

    Preso em Casa

    Karan vive preso em casa. Bem... quem não vive hoje em dia? A comédia indiana tem toques de suspense para contar a história do rapaz  que optou por não sair de casa. Tudo começa a mudar quando uma vizinha deixa um pacote misterioso com ele e uma jornalista resolve entrevistá-lo. Um estudo comportamental interessante, divertido e até romântico.

  7. A Gazeta - l9dhga5
    07

    Como Ser Solteira

    Alice (Dakota Johnson) acabou de sair de um relacionamento e não sabe muito bem como agir. Para sua sorte, ela tem uma animada amiga (Rebel Wilson) especialista na vida noturna de Nova York, que passa a ensiná-la como ser solteira. Uma comédia romântica divertida, com boas atrizes e que pode incomodar um pouco pela estrutura padrão, mas os fãs do gênero costumam gostar disso.

  8. A Gazeta - sd4b3
    08

    O Grande Truque

    "O Grande Truque" é o melhor filme do cultuado Christopher Nolan ("Interestelar", "Dunkirk"). Hugh Jackman e Christian Bale vivem dois mágicos rivais na Londres na virada do século 19 para o 20. O filme acompanha a obsessão de um para superar o outro, sempre em busca do truque perfeito. Um excelente filme sobre o ego masculino e um roteiro inteligente, que desenvolve bem seus personagens e os interesses deles.  Como um bom truque de mágica, tem um final daqueles!

  9. A Gazeta - u5f2nu
    09

    O Ano Mais Violento

    Pouca gente viu o filme de J. C. Chandor por aqui quando ele foi lançado. Com Oscar Isaac e Jessica Chastain, o roteiro desse bom drama policial acompanha um casal que tenta prosperar na Nova York do início dos anos 1980, quando uma onda de violência assolou a cidade. Eles logo se veem às voltas com a corrupção que domina a região.

  10. A Gazeta - wks2zr8ob
    10

    Scarface

    "Say hello to my little friend!"! Já que começamos com um clássico, vamos encerrar com outro. "Scarface", de Brian de Palma e estrelado por Al Pacino, já é parte essencial da cultura pop. O filme acompanha o imigrante cubano Tony Montana (Al Pacino) chega a Miami sem nada e constrói um império de droga. Um excelente e violento drama policial sobre ambição, ascensão e ruína.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.