Análises semanais do setor de imóveis com especialistas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES) e Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces)

O que esperar do mercado imobiliário em 2023?

Em 2022 o mercado imobiliário apresentou um incremento de 42% em lançamentos no último trimestre, em parte por consequência do projeto Casa Verde e Amarela

Vitória
Publicado em 19/12/2022 às 01h58
Atualizado em 19/12/2022 às 01h58
O que esperar do mercado imobiliário em 2023?
As expectativas apontam para um ano favorável relacionado ao mercado imobiliário. Crédito: Freepik

*Aurélio Capua Dallapicula

O mercado imobiliário, nos últimos anos, foi marcado pela pandemia da Covid-19 e a desaceleração na economia. Em 2021 ele se manteve muito bem, tendo, inclusive, consideráveis valorizações no setor, sendo que o segundo semestre foi considerado como o melhor dos últimos tempos.

Em 2022 o mercado imobiliário apresentou um incremento de 42% em lançamentos no último trimestre, em parte por consequência do projeto Casa Verde e Amarela, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Para o ano de 2023, é esperado que as compras e vendas continuem crescendo bastante. Isso porque, o mercado imobiliário é um segmento bastante sólido no Brasil. Ele sempre foi visto como uma reserva de valor, ainda mais quando falamos de imóveis residenciais.

O financiamento imobiliário é de grande ajuda para o mercado, pois abre portas para pessoas que não possuem o valor inteiro, no momento do negócio, parcelarem o valor e pagarem aos poucos.

Não só as vendas são boas, como também os aluguéis. Os aluguéis são extremamente válidos para gerar um lucro a mais mensal. Contribuindo, dessa forma, para a melhoria do resultado dos investimentos.

E por fim, e não menos importante, deve-se destacar também a eficiência e contribuição da forma digital. É uma forma que tem funcionado em várias áreas e mercados. Não é diferente no imobiliário. Já que, com ele, as etapas das vendas são digitalizadas, dando mais eficiência e agilidade.

Como podemos perceber, então, as expectativas apontam para um ano favorável relacionado ao mercado imobiliário, mostrando ótimas oportunidades para aqueles que desejam investir e expandir.

*Aurélio Capua Dallapicula é presidente do Creci-ES

Artigo - Corretor de imóveis: a chave de um bom negócio
Aurélio Dallapicula: “Para o ano de 2023, é esperado que as compras e vendas continuem crescendo bastante” . Crédito: Creci-ES/Divulgação

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
aluguel Investimentos Financiamento Imobiliário Creci Comprar Imóvel

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.