Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

O partido do possível vice de Arnaldinho em Vila Velha está definido

Presidente da Câmara está de saída do Podemos e se filia nesta terça-feira (2) a uma nova sigla

Vitória
Publicado em 01/04/2024 às 16h58
Vereador Bruno Lorenzutti (Podemos)
Vereador Bruno Lorenzutti (Podemos). Crédito: Reprodução/Facebook

O presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti, como a coluna mostrou, está de saída do Podemos, partido que integra desde 2015. A novidade é que o martelo sobre o destino dele já foi batido: trata-se do MDB. Essa dança das cadeiras é relevante porque Lorenzutti movimenta-se para ser vice na chapa do atual prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo (Podemos), pré-candidato à reeleição.

Se permanecesse no Podemos, a parceria seria "puro-sangue", ou seja, com candidatos a prefeito e a vice do mesmo partido, o que é ruim para atrair e consolidar aliados na corrida eleitoral.

Lorenzutti, conforme a coluna apurou, deixa a atual legenda em acordo com o próprio Podemos e com Arnaldinho. A janela partidária, período em que vereadores podem migrar de sigla sem risco de perder o mandato se encerra no próximo dia 5.

O anúncio sobre a filiação ao MDB deve ser feito na manhã desta terça-feira (2), com as presenças do prefeito e do presidente estadual dos emedebistas, o vice-governador Ricardo Ferraço.

O MDB já estava na aliança de Arnaldinho. O partido, obviamente, integra o governo Renato Casagrande (PSB), com Ricardo. A filiação do presidente da Câmara  de Vila Velha vai selar a parceria com o prefeito, ainda que o lugar na chapa de vice não seja garantido publicamente desde já.

Isso, via de regra, fica para os 45 do segundo tempo. É sempre bom ter uma carta na manga, ainda mais na cidade canela-verde, que tem sido reduto de algumas emoções inesperadas neste pleito.

E NEUCIMAR, HEIN?

Aliás, o ex-prefeito Neucimar Fraga (PP) está, por enquanto, fora da disputa pelo comando do Executivo municipal. O presidente estadual do Progressistas, deputado federal da Da Vitória, convidou Arnaldinho a ir para o partido e, assim, disputar a reeleição filiado ao PP.

Não há notícias da resposta do prefeito.

Neucimar, que preside o PP em Vila Velha, desconversa, diz não saber de "convite formal" a Arnaldinho e se coloca como possível pré-candidato a prefeito.

De acordo com o ex-mandatário, o PP de Vila Velha vai decidir nesta terça, à noite, como se posicionar: se vai lançar candidato próprio, que seria Neucimar, apoiar Arnaldinho ou Coronel Ramalho (PL) a prefeito.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.