A superfederação formada por PP e União Brasil vai anunciar nesta segunda-feira (23) quem vai apoiar na corrida pelo governo do Espírito Santo. Uma coletiva de imprensa foi convocada para 13h30, mas a pedra já está cantada: a União Progressista está no palanque do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
A costura entre os partidos e o emedebista passou pelo governador Renato Casagrande (PSB), pré-candidato ao Senado e que também vai contar com o endosso da federação. "Fizeram das tripas coração", contou à coluna uma pessoa que acompanhou de perto as negociações.
Os casagrandistas trabalharam arduamente para garantir a aliança com PP e União Brasil. O Progressistas flertava também com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato ao Palácio.
A federação não é apelidada de "super" à toa. Tem considerável tempo de exibição no horário eleitoral, dinheiro para fazer campanha e chapas completas de candidatos a deputado estadual e federal, que são virtuais cabos eleitorais de quem disputa o governo e o Senado.
O Palácio ajudou a montar a chapa de federal da União Progressista. O deputado federal Amaro Neto saiu do Republicanos e foi para o PP em meio a uma manobra palaciana.
O deputado federal Messias Donato também saiu do partido de Pazolini e foi para o União Brasil.
O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, pré-candidato a deputado federal, saiu do PSDB do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e agora está no PP.
Esses são apenas alguns exemplos.
A superfederação, porém, quer mais.
Nos bastidores, a especulação é que o grupo pode ficar ainda com a vaga de vice de Ricardo ou lançar um dos candidatos ao Senado da coligação.
Casagrande já é pré-candidato a senador, mas como duas vagas vão estar em disputa, há espaço para mais um.
Retirar um candidato a deputado federal da chapa da federação pode ajudar a refinar o cálculo de projeção de votos.
O presidente estadual do PP, também presidente estadual da federação, Da Vitória, tem o nome especulado como possível candidato ao Senado.
No último dia 28, Ricardo afirmou que a federação "vai ter protagonismo". Resta saber quem vão ser os personagens principais desta história.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
