Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Trem histórico paulista inspira volta do Trem das Montanhas Capixabas

Trem da República une turismo e história nas cidades de Salto e Itu, em São Paulo

Publicado em 12 de Agosto de 2025 às 03:11

Públicado em 

12 ago 2025 às 03:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
O Trem da República conecta as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo
O trajeto de 7,6 quilômetros entre Salto e Itu é percorrido pelo Trem da República em cerca de uma hora Crédito: Divulgação
Entrando nos trilhos. O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), deu mais um passo rumo à retomada do Trem das Montanhas Capixabas, embarcando em um passeio que une turismo e história nas cidades de Salto e Itu, em São Paulo.
Acompanhado dos prefeitos Geraldo Garcia, da Estância Turística de Salto, e Herculano Passos (Itu), Bueno fez, na última sexta-feira (8), o trajeto a bordo do Trem da República, operado pela Serra Verde Express – a mesma empresa que já conduziu a tradicional rota turística capixaba.
A iniciativa teve cunho técnico: atuar como uma viagem de estudo para inspirar o consórcio intermunicipal proposto por Bueno entre Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves, com foco no turismo ferroviário.
“A inspiração é a locomotiva do nosso projeto”, disse Bueno, destacando que o modelo entre Salto e Itu será fundamental para embasar o retorno do passeio ferroviário capixaba até 2026, com apoio do governo do Estado e articulação com a VLI Multimodal S.A., a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a Serra Verde Express.
O Trem das Montanhas Capixabas operou entre 2009 e 2013, percorrendo cerca de 50 quilômetros de Viana até Alfredo Chaves, com paradas em Domingos Martins e Marechal Floriano, mergulhando os passageiros entre túneis, viadutos históricos e exuberância da Mata Atlântica.
Trem histórico paulista inspira volta do Trem das Montanhas Capixabas
O prefeito Wanderson Bueno, de Viana, a bordo do Trem da República, no interior paulista
O prefeito Wanderson Bueno, de Viana, a bordo do Trem da República, no interior paulista Crédito: Prefeitura de Viana/Divulgação
Agora, com o consórcio em formação, o objetivo é não apenas resgatar essa rota emblemática, mas fortalecer o turismo cultural e sustentável na Região Serrana do Espírito Santo. A proposta, segundo a Prefeitura de Viana, foi bem recebida por todos os prefeitos envolvidos na retomada do projeto ferroviário e turístico.

A HISTÓRIA DO TREM DA REPÚBLICA

No passado, a Estrada de Ferro Ituana (Ytuana) ligava Itu à São Paulo Railway, em Jundiaí, e sua instalação foi crucial para a escolha da cidade de Itu como a sede da primeira Convenção Republicana do Brasil.
Assim, em 18 de abril de 1873, cafeicultores, empresários, advogados, jornalistas e artistas reuniram-se no sobrado da família Almeida Prado para manifestar a insatisfação com o Brasil Império. A reunião deu início ao Partido Republicano Paulista (PRP) que, posteriormente, deu fim ao Império e início à República, em 1889.
O Trem da República conecta as cidades de Itu, a 100 quilômetros de São Paulo e Salto, na região de Sorocaba. O trajeto de 7,6 quilômetros é percorrido pela composição em cerca de uma hora - a depender do trânsito na ferrovia. O trajeto é operado pela Serra Verde Express, que também faz o circuito Curitiba e Morretes, no Paraná.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Viatura da Guarda Municipal de Cariacica
Homem é preso por ameaçar o pai e a prima com faca e tesoura em Cariacica
Professor Fabian é pré-candidato ao Senado pelo Psol
Psol e Rede chegam a acordo, e candidatura de Fabian ao Senado é mantida
Imagem BBC Brasil
Brasil é o maior perdedor das tarifas adicionais de Trump, diz Financial Times

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados