ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Muitas advogadas, poucas desembargadoras no ES

A presença feminina é mais forte nas faixas etárias mais jovens

Vitória
Publicado em 03/07/2021 às 02h05
Sessão virtual que julgou PAD contra juiz acusado de assediar mulheres
Sessão virtual do Tribunal de Justiça do ES: presença masculina é predominante. Crédito: Reprodução

As mulheres são maioria na advocacia no Espírito Santo, mas têm papel de menor destaque quando analisado o patamar de desembargadores, os juízes de segunda instância e que vêm de diferentes indicações. Segundo o painel nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há 23.311 advogados no Estado, sendo 11.962 do sexo feminino (51,31%) e 11.349 homens (48,69%).

A presença feminina está mais forte nas faixas etárias mais jovens. Até 25 anos, há 1.674 advogadas e 891 advogados. Dos 26 aos 40 anos, são 7.429 mulheres e 5.328 homens. Mas dos 41 anos aos 59 anos, são 3.506 homens e 2.796 mulheres. Dos 60 anos em diante, a presença masculina é muito superior: 2.026 contra 783.

Isso ajuda a explicar o porquê de muitas mulheres ainda não terem atingido o topo das carreiras, como no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Dos 27 desembargadores que estão ativos no Pleno estadual, 24 são homens e três  mulheres. A juíza Rachel Durão está cotada para assumir uma vaga de desembargador do TJES, pelo critério de antiguidade.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Direito mulher OAB TJES Advogado Advocacia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.