Capixaba de
Alegre, no Sul do Espírito Santo, o general de brigada Maurício Vieira Gama assume nesta sexta-feira (13) a função de adido do Exército Brasileiro nos Estados Unidos, em substituição ao general de Divisão Everton Pacheco da Silva.
A solenidade de transmissão do cargo está marcada para as 11h (local), na The Catholic University of America, em Washington, DC, e o convite foi distribuído a convidados especiais pelo chefe do Estado-Maior do Exército, o general de Exército Richard Fernandez Nunes.
Maurício Gama, 53 anos, não tinha nenhuma tradição militar na família quando decidiu fazer a prova para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). E foi uma escolha feita por necessidade, porque ele queria mesmo era cursar Medicina.
Filho de dois operários funcionários públicos no município de Alegre, na região do Caparaó, Maurício nasceu numa família numerosa de 13 irmãos. Na juventude, o pai, Moacir, conhecido na cidade como “Moacir Capeta”, foi jogador de futebol de grande talento.
“Eu passava a semana em Cachoeiro, na casa da família de um médico de Alegre, para fazer pré-vestibular. Decidi fazer três vestibulares, para Medicina na Ufes, Engenharia na Unicamp e o da Aman, porque tinha ajuda de custo e onde morar. Passei em segundo lugar para Medicina na
Ufes, mas o primeiro resultado que saiu foi o da Aman e eu tinha que me apresentar logo. Passei também na Unicamp, mas já estava em Resende quando os resultados foram publicados”, recorda o general.
Maurício terminou o curso de oficial da Aman como primeiro colocado e escolheu a área de Comunicações, porque gostou de participar de um exercício com os cadetes da área. Ele foi declarado aspirante a oficial em 4 de dezembro de 1993. Integrou a missão de paz da ONU na Costa do Marfim, na África, em 2012, e foi subchefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, DC, de 2017 a 2019.
Maurício Gama é o quarto capixaba a chegar aos quadros do generalato do Exército Brasileiro. O Espírito Santo já teve um general de Exército (4 estrelas), Hélio Pacheco, chefe do Departamento Geral de Pessoal em 1987 e comandante Militar do Nordeste em 1988. Outros dois capixabas, antes de Maurício, chegaram a general de Brigada: Danilo Venturini, de Itarana, e Romildo Canhim Gomm, de Cachoeiro.
No dia 4 de abril de 2023, Maurício Gama recebeu a espada de general de brigada, no Palácio do Planalto. Ele foi o responsável pelas investigações iniciais que resultaram na punição de 38 militares por furtos de armas em São Paulo e, posteriormente, foi transferido para o Departamento de Ciência e Tecnologia do QG do Exército, em
Brasília.