A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro ou moto, quer trocar de veículo, quer tirar dúvidas sobre fazer a manutenção desses bens e também de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

10 dicas para vender seu carro com melhor preço e sem dor de cabeça

Todos já sabem que o mercado na atual conjuntura vive uma situação onde há escassez de veículos. Com isso, o momento pode ser uma ótima oportunidade para você desapegar do seu

Vitória
Publicado em 18/11/2021 às 01h59
Pesquisar o preço do carro no mercado é de suma importância para que você não perca tempo.
Pesquisar o preço do carro no mercado é de suma importância para que você não perca tempo. Crédito: Shutterstock

Que o mercado na atual conjuntura vive uma situação onde há escassez de veículos isso todos já sabem. Dessa forma, o momento pode ser uma ótima oportunidade para você vender seu carro. Mas será que essa é uma tarefa tão simples? Será que existem riscos nesse processo?

Na coluna de hoje eu falo sobre isso, compartilho dicas e informações para que você consiga o melhor preço possível, evitando perda de tempo e, principalmente, evitando riscos desnecessários. Confira abaixo:

  1. 01

    Pesquise o preço e deixe de lado o apego que tem pelo carro

    Pesquisar o preço do carro no mercado é de suma importância para que você não perca tempo. Além de pesquisar nos sites de tabela de preço, como a tabela Fipe e a tabela KBB, é necessária uma pesquisa nos sites de anúncios. A partir dessa pesquisa você conseguirá saber o preço médio que veículos com as mesmas características que o seu estão sendo vendidos. Dessa maneira, você poderá anunciar seu carro pelo preço certo, nem barato demais perdendo dinheiro, nem caro demais perdendo tempo.

  2. 02

    Invista na quantidade e qualidade das fotos

    Não economize na quantidade de fotos. Pense comigo, se você for olhar um anúncio de um carro que você queira você não iria preferir ver várias fotos? Não sentiria mais confiança num anunciante que faz questão de colocar vários detalhes do carro dando impressão que não tem nada a esconder? É a mesma coisa de quem for olhar seu anúncio. Capriche nas fotos! As fotos internas também são de grande importância. Tire fotos do painel, dos bancos etc. Inclusive, faça fotos dos comprovantes de manutenções de seu carro, como relação de peças trocadas e manual com carimbos de manutenções.

  3. 03

    Anuncie em sites e nas redes sociais

    Existem vários sites de vendas e, entre as opções, há a possibilidade de fazer o anúncio sem custo. Além de anunciar o carro no site escolhido, divulgue em suas redes sociais. Às vezes, você pode acabar vendendo até para algum seguidor seu.

  4. 04

    Capriche na descrição

    Na descrição do anúncio, coloque o máximo de informações possíveis sobre o carro, como por exemplo, o consumo, detalhes sobre o estado de conservação dos pneus, o tamanho do porta-malas e a data da última manutenção.

  5. 05

    Esteja sempre on-line

    Responda o mais rápido que puder os possíveis compradores, seja mensagens no seu número de telefone, seja mensagens de chat dos sites de venda. Quanto mais você demorar para responder, mais tempo você dará ao possível comprador de olhar outras opções.

  6. 06

    Cuidado com golpistas

    Nunca envie códigos solicitados por ligação ou mensagem. Além disso, nunca envie fotos do documento do carro antes do possível comprador ver o veículo pessoalmente. Outro detalhe importante é o seguinte: se na abordagem do suposto comprador a conversa for muito mirabolante, como ele querer comprar um carro para usar esse carro para pagar uma dívida, por exemplo, já bloqueie o número. Esse tipo de conversa é a mais comum usada pelos golpistas.

  7. 07

    Mostre o carro limpo

    Ao agendar para mostrar o carro a um possível comprador, faça uma limpeza tanto por fora quanto na parte interna do veículo. Um carro limpo e cheiroso tem muito mais chances de ser vendido.

  8. 08

    Local público

    Nunca marque de mostrar o carro a ser vendido na sua residência. Procure marcar sempre em locais como estacionamento de shoppings ou de supermercados. E sempre procure levar alguém com você para te aguardar enquanto o possível comprador faz o teste-drive. Você pode combinar o seguinte: se em 10 minutos vocês não retornarem, seu acompanhante te liga e, caso não consiga falar com você, ele já fica atento para uma possível situação de risco.

  9. 09

    Atenção ao pagamento

    Só entregue o carro e o documento de transferência com firma reconhecida mediante confirmação de seu banco de que o valor integral está na sua conta e nunca receba em dinheiro.

  10. 10

    Faça a comunicação de venda

    Após a confirmação do pagamento integral em sua conta, vá até um cartório e faça a comunicação de venda do veículo. Essa comunicação de venda é a informação para o sistema do Detran que você vendeu seu carro. Desse modo, o veículo não está mais sob sua responsabilidade.

Se seguir essas dicas, com certeza você conseguirá o melhor valor em seu carro de maneira segura. Mas caso ache muito trabalhoso todos esses detalhes, procure um profissional para te auxiliar com essa venda. E, inclusive, exija um contrato de prestação de serviço desse profissional com todos os termos da negociação.

E lembre-se: esse é um ótimo momento no mercado para vender seu carro.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
carros veículos Mercado Automotivo Carro Usado

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.