Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

David Luiz é mais um que retorna do exterior para sobrar no Brasileirão

Aos 34 anos, novo zagueiro do Flamengo não terá dificuldades para se consolidar no futebol brasileiro. Vai trilhar um caminho que muitos outros já fizeram

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 14/09/2021 às 02h00
David Luiz certamente vai fazer bonito com a camisa do Flamengo
David Luiz certamente vai fazer bonito com a camisa do Flamengo. Crédito: Marcelo Cortes / Flamengo

Apresentado oficialmente como jogador do Flamengo na tarde desta segunda-feira (13), David Luiz tem tudo para iniciar uma trajetória de sucesso com a camisa do clube rubro-negro. Com boa técnica, preparo físico em dia e sem sofrer com lesões, o zagueiro de 34 anos tem pela frente um caminho que foi recentemente trilhado por Hulk, Filipe Luís, Rafinha, Diego Alves, e que atualmente outros iniciam os primeiros passos como Renato Augusto e Diego Costa: sobrar em seu retorno ao futebol brasileiro.

Tal situação é praticamente regra no Brasil. A maioria dos jogadores, mesmo já com idade avançada, que retornam ao futebol brasileiro obtém sucesso. Muito claro por serem atletas diferenciados e que consolidaram carreiras em grandes clubes pelo mundo, mas também pelo baixo nível de competitividade do futebol apresentado no país, onde alguns clubes se tornaram muito melhores que os outros.

David Luiz, assim como Willian (que chegou ao Corinthians), estavam em gigantes europeus, mas em alguns casos nem é um requisito fundamental para um retorno triunfal ao futebol brasileiro. São os casos de Hulk, Miranda e Renato Augusto, que estavam no futebol chinês e provam a cada jogo que são diferenciados. Hulk e Miranda estavam na última convocação para a Seleção Brasileira, e o meia corintiano reestreou marcando um golaço. 

Isso porque destaquei aqui exemplos dos últimos anos. Mas ao observar a história construída anteriormente podemos relembrar aqui Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Deco entre outros craques que retornaram da Europa perto do fim de carreira e brilharam no Brasil. Ou ainda jogadores que andavam esquecidos fora do país como Nenê e Ricardo Oliveira, que quando retornaram ao país foram muito bem durante um período de tempo. As exceções geralmente tratam-se dos jogadores com longo histórico de lesões no currículo, caso de Douglas Costa, que está no Grêmio, e Luiz Adriano, do Palmeiras. 

Mas voltando a David Luiz, a chance do defensor ser mais um jogador a se destacar é tão grande que até mesmo o jornal argentino Olé, que não perde uma chance de criticar o futebol brasileiro se rendeu ao zagueiro. "Outro jogador de renome que volta ao futebol brasileiro: agora, é David Luiz que somará ao Flamengo. Saúdem a Copa Libertadores, que se vai por uns anos ao Brasil", afirmou a publicação em um tom que mostra como os times brasileiros se tornas ainda mais fortes quando comparados aos seus rivais sul-americanos. Haja vista esta edição da Libertadores que se tornou praticamente uma Copa do Brasil.

FATOR FLAMENGO

Adicione o potencial de David Luiz ao de um clube que se estruturou e tem um ótimo elenco como o Flamengo, para ver que isso é praticamente uma receita de sucesso. Ajuda ainda o fato de alguns jogadores veteranos como Diego Alves e Filipe Luís entenderem como funciona essa transição para o futebol nacional. Ambos vão poder relatar suas experiências ao novo colega de clube e o auxiliar nesta adaptação.

Renato Gaúcho ganha um excelente nome para sua defesa. David Luiz chega titular absoluto. Não há disputa de vaga. É questão de tempo dele estar em condições de jogo e entrar em campo. A dupla com Rodrigo Caio dará mais segurança ao setor defensivo e vai resolver um problema que incomodava muito o time rubro-negro.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol flamengo flamengo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.