> >
5 cuidados importantes para ter com o seu animal de estimação

5 cuidados importantes para ter com o seu animal de estimação

Com a pandemia, o número de animais de estimação em casa aumentou. Mas, independente da espécie é preciso ficar atento e dar muito amor ao seu bichinho

Publicado em 14 de março de 2022 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
(Pexels)

Tem quem diga que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas a verdade é que independente do animalzinho de estimação, o importante é ter cuidado e dar muito amor para o seu bichinho. Com a pandemia, o número de pets em casa aumentou, principalmente, em decorrência do isolamento social.

Entretanto, segundo a médica veterinária da Lifepet Sabrina de Jesus, a crise econômica tem aumentado o número de abandono de animais. Devido a falta de dinheiro para cuidar da saúde dos animais, muitas pessoas são pegas desprevenidas pelos altos custos e acabam deixando o bichinho de lado.

Aspas de citação

Quando assumimos a responsabilidade sobre um pet, nos tornamos responsáveis por preservar a integridade física, psicológica e a segurança dele. Além de ajudá-lo no desenvolvimento, é preciso manter um acompanhamento periódico com o veterinário e ficar de olho nos cuidados adequados para cada espécie e raça

Sabrina de Jesus
médica veterinária da LifePet
Aspas de citação

Ainda de acordo com a veterinária, na hora de escolher um animal de estimação é importante pesquisar sobre a espécie, raça, costumes, predisposição para doenças e as necessidades básicas. Além disso, não podemos esquecer que tudo isso gera custos que não podem ser deixados de lado.

Aspas de citação

Quem está a fim de saber qual pet se adapta como o seu perfil, deve levar em consideração o entrosamento que temos com cães, gatos e outros animais. Tendo isso em mente, devemos pensar em nossa rotina e ambiente, já que independente do pet, ele vai precisar de atenção, carinho e muito cuidado

Sabrinade Jesus
médica veterinária
Aspas de citação

Para os tutores de primeira viagem, a médica veterinária dá algumas dicas de cuidado e atenção na hora de cuidar dos novos bichinhos.

  • 01

    Acompanhamento médico periódico

    Além de receber orientações específicas para cada tipo de raça, é importante que se leve ao médico veterinário periodicamente para manter a saúde em dia.

  • 02

    Defina locais confortáveis

    Cães, principalmente, são muito curiosos na fase inicial. Por isso, é importante definir um lugar da casa seguro e aconchegante, sem deixar itens perigosos ao alcance deles.

  • 03

    Escolha um espaço para necessidades fisiológicas

    Você pode usar jornal ou um tapetinho descartável, que deve ter uma distância considerável do local de alimentação. No caso de gatos, a caixa higiênica é fundamental porque eles se sentem desconfortáveis fora da areia ou granulado.

  • 04

    Não deixe de socializar

    É importante incentivar o convívio com outros animais e pessoas. A socialização deve começar desde cedo, principalmente com crianças. Mas fique de olho nessas interações porque os menores tendem a achar que pets são como brinquedos.

  • 05

    Tenha as vacinas em dia

    A vacinação é um dos pontos principais no quesito doenças. Tenha sempre o cartão com as doses em dia para prevenir e imunizá-los de doenças específicas às raças e transmissíveis aos seres humanos.

Saiba os cuidados com o pet. (Divulgação)

MÉDICOS E BENEFÍCIOS

Quem está procurando um animalzinho de estimação ou quer cuidar da melhor forma do seu bichinho, a Lifepet é um plano de saúde para cães e gatos que promove o bem-estar aos pets de todo o Brasil. Assinantes do Clube A Gazeta ganham 10% de desconto na mensalidade dos planos essencial, plus e prime.

INFORMAÇÕES:

Telefone: (27) 3321-8699

Este vídeo pode te interessar

WhatsApp: (27) 3321-8699

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais