Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tecnologia

Parceria VIX e Suzano: caminhão elétrico mais potente do Brasil começa a operar no ES

Com capacidade para 120 toneladas o veículo representa um avanço considerável em relação às capacidades convencionais de carga, que ficam, na média, em 40 toneladas totais

Publicado em 10 de Junho de 2024 às 03:50

Públicado em 

10 jun 2024 às 03:50
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho Abdo Filho
Caminhão elétrico da VIX carregado de celulose
Caminhão elétrico da VIX carregado de celulose Crédito: Divulgação/Suzano
Desenvolvido por engenheiros e técnicos da VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, o caminhão Atlas, o primeiro veículo elétrico a conseguir alcançar a capacidade máxima de tração (120 toneladas), começou a operar, ainda em período de teste, dentro da unidade da Suzano, em Aracruz. O lançamento oficial deste marco tecnológico acontecerá nesta terça-feira (11), na Suzano.  
O caminhão elétrico com capacidade para 120 toneladas representa um avanço considerável em relação às capacidades convencionais de carga, que ficam, na média, em 40 toneladas totais (peso do caminhão e da carga). Desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, o Atlas passou por uma adaptação para operar com propulsão elétrica. Graças às baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode economizar até 8,3 mil litros de diesel por mês e evitar a emissão de 21 toneladas de CO2. O veículo será usado no transporte de celulose entre a fábrica e Portocel, terminal por onde o produto é exportado. O objetivo da companhia é reduzir em 20% a emissão de poluentes no trajeto.
"A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes", afirma Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.
Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA (VIX Veículos Autônomos), vertical de negócios que desenvolveu o caminhão elétrico Atlas, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido. "Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado".
A Suzano e a VIX Logística iniciaram os testes do Atlas em maio. A autonomia do veículo e seu desempenho operacional estão sendo monitorados e o objetivo é expandir a utilização para outras operações da companhia.

Abdo Filho

Abdo Filho Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Empresário, Adenilson Pansini também dedica a vida à preservação da natureza
Prêmio Biguá: projetos de preservação ambiental inspiram mudanças no ES
Imagem de destaque
'Situação fora de controle': Espanha mobiliza Exército após milhares de migrantes cruzarem de Marrocos para Ceuta; ao menos 10 morreram
Cosme Damasceno é acusado de intermediar o homicídio e dirigir o veículo que levou os executores ao local do crime.
Preso suspeito de intermediar morte do ativista Jonas Soprani no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados