Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

De usina solar a wi-fi: Venda Nova avança nas parcerias com empresas

Município largou na frente dos demais no projeto ES Inteligente, programa tocado pelo Bandes que visa atrair o setor privado e melhorar a prestação de serviços públicos

Publicado em 24/07/2022 às 03h59
Venda Nova do Imigrante teve recorde de frio nesta terça-feira (10)
Venda Nova do Imigrante faz forte movimento de aproximação com setor privado. Crédito: Ascom/PMVNI

O município de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, está bem adiantado no plano de atrair parceiros privados para ofertar mais e melhores serviços à população. A cidade, berço do agroturismo capixaba, fez uma parceria com o Bandes dentro do ES Inteligente e está em vias de colocar o projeto Cidade Inteligente de pé. A intenção é viabilizar PPPs (parcerias público-privadas) em municípios de pequeno e médio portes nas seguintes áreas: iluminação pública, miniusinas solares, fibra óptica para os prédios públicos, wi-fi gratuito em parques e áreas de lazer e videomonitoramento da cidade.

A velocidade da tramitação dos processos em Venda Nova é tratado como case de sucesso pelos técnicos do Bandes, responsável pela modelagem. Os estudos de viabilidade foram iniciados há quatro meses e a expectativa é de que nos próximos dias fique pronto. Na sequência, a documentação será analisada pela prefeitura e comunidade. Aprovado, parte para a licitação. Ainda este ano alguma PPP deve sair do papel.

Além de Venda Nova, outros municípios do Estado aderiram ao ES Inteligente: Afonso Claúdio, Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Mimoso do Sul, Piúma e São Gabriel da Palha.

Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Guaçuí, Jaguaré, Nova Venécia e Pedro Canário, com tratativas avançadas, devem ser os próximos a entrarem no programa.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.