Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Carbono zero: Aeroporto de Vitória conquista selo internacional

O terminal capixaba obteve uma importante certificação dentro do objetivo de mapear e zerar, até 2050, a emissão de carbono

Publicado em 25/10/2022 às 03h59
 A atividade é voltada aos amantes da fotografia de aviação. Os spotters, como são conhecidos, irão acessar espaços privilegiados do terminal, inclusive o pátio, para fotografar as aeronaves de um ângulo diferente e com mais proximidade.
Spotter Day no Aeroporto de Vitória. Crédito: Vitor Jubini

O Aeroporto de Vitória obteve um importante reconhecimento internacional dentro do objetivo de mapear a emissão de gases do efeito estufa e zerar, até 2050, a liberação de carbono. O complexo aeroportuário foi certificado pela Airport Carbon Accreditation com o selo mapping (mapeamento), um dos níveis do único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos no mundo. O reconhecimento é concedido pela Airports Council International, único representante comercial dos aeroportos no mundo, com 1.950 terminais em 185 países.

"A certificação nos impulsiona a seguir na trilha de ações planejadas a fim de alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso global com a agenda climática”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Ele destaca o Carbon Flow (fluxo de carbono), sistema totalmente desenvolvido pelos funcionários da Zurich, concessionária responsável pelo Aeroporto de Vitória. Dentro deste sistema, equipes e tecnologias dedicadas à gestão das emissões interpretam indicadores de forma sistematizada e rastreável.

A aviação responde por 3,5% das atividades humanas que provocam o aquecimento global. O dado é da pesquisa mais abrangente já feita sobre o tema, publicada há dois anos pela revista científica Atmospheric Environment. Boa parte disso tem como origem o combustível de aviação, mas os especialistas afirmam que combustíveis sustentáveis, que já estão sendo desenvolvidos, não bastam para chegar à meta de descarbonização. Eficiência operacional e de infraestrutura são fundamentais para que o objetivo seja alcançado.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Aeroporto de Vitória Atitude Sustentável Sustentabilidade Carbono Neutro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.