> >
Verão 2020 no ES: previsão de dias quentes com muita chuva

Verão 2020 no ES: previsão de dias quentes com muita chuva

Estação começa no dia 22 de dezembro de 2019 e vai até o dia 20 de março de 2020. Previsões apontam para dias quentes e chuvas frequentes

Publicado em 9 de dezembro de 2019 às 19:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Verão 2019 na Curva da Jurema . (Bernardo Coutinho)

A poucos dias para o verão — a estação mais esperada, principalmente pelos amantes das praias — uma previsão de tendências climáticas aponta que a estação será de muita chuva (e muito calor) no Espírito Santo, assim como em toda a região Sudeste. As informações são do  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Climatempo.

O Incaper especifica que a estação começa pontualmente às 1h19 do dia 22 de dezembro — um domingo — no Hemisfério Sul. No Sudeste, o verão vai se caracterizar pelas altas temperaturas, chuvas abundantes e dias mais longos que as noites. No Espírito Santo, o órgão reforça que os meses do verão são bem chuvosos de maneira geral, mas o de 2020 promete ser ainda mais.

"Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, causadas principalmente pela instabilidade termodinâmica (alta taxa de umidade associada ao aquecimento diurno), que favorece a formação de nuvens convectivas*, ocasionando chuvas de forte intensidade. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde e noite, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento", explicou o Incaper.

* Em meteorologia, convecção se refere ao transporte vertical de umidade e calor na atmosfera, especialmente através de correntes ascendentes e descendentes de ar numa troposfera instável. A convecção úmida ou seca pode formar nuvens.

MÉDIA DE CHUVA PARA O VERÃO NO ES

A média acumulada de precipitação para a estação supera os 450 milímetros na maior parte do Estado capixaba. Valores maiores que 600 mm devem ser registrados na região do Caparaó. As regiões litorâneas devem registrar entre 300 e 400 mm.

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28 - 30 °C na Região Serrana e 31 - 33 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 17 - 18 °C na Região Serrana e 21 - 23 °C nas demais regiões.

POR QUE O VERÃO SERÁ CHUVOSO?

De acordo com a meteorologista Patrícia Madeira, já em dezembro a chuva predomina em todo o Sudeste do Brasil, e isso está relacionado ao fato de que as águas do oceano Atlântico estão mais quentes do que o normal.

"A expectativa para janeiro, fevereiro e março é de que o Atlântico continue mais quente que o normal, e isso vai fazer com que a gente tenha mais chuva", disse.

Verão 2020 no ES - previsão de dias quentes com muita chuva

Patrícia aponta que em 2019 houve um bloqueio atmosférico — que é quando o sistema de alta pressão fica sobre o continente. Este não é um fenômeno comum, mas esteve presente nos anos de 2014 e 2015 também, principalmente no mês de janeiro.

Aspas de citação

Essa alta pressão impede a formação de nuvens de chuva. O ano de 2020 não tem previsão de bloqueio, então as frentes frias vão continuar passando. Não temos expectativa de que seja um verão completamente chuvoso, de não abrir o sol, não é isso. Mas teremos muito mais chuva do que em 2019, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste do país

Patrícia Madeira
Meteorologista do Instituto Climatempo
Aspas de citação

A meteorologista explicou que a chuva é um mecanismo para abaixar a temperatura.

Este vídeo pode te interessar

"Quando temos o bloqueio atmosférico, a temperatura não abaixa. E aí temos madrugadas quentes e sem a chuva para esfriar. E isso vai acumulando. Em 2020 não será assim, não teremos bloqueios. Teremos dias muito quentes, vai dar praia, mas não tão quentes quanto em 2019", finalizou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais