Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Caparaó do ES

Granizo segue intacto uma semana após tempestade em Muniz Freire

Temporal com chuva intensa e granizo atingiu o município no dia 1° de junho e causou prejuízos na zona rural

Publicado em 08 de Junho de 2026 às 19:00

Carol Leal

Publicado em 

08 jun 2026 às 19:00
Pedras e blocos de gelo permaneceram sem derreter mesmo uma semana após temporal em Muniz Freire
Pedras e blocos de gelo permanecem uma semana após temporal em Muniz Freire Montagem  Leitor A Gazeta

Placas de gelo permanecem intactas em Muniz Freire, na Região do Caparaó do Espírito Santo, uma semana após o temporal com chuva de granizo atingir a cidade. A tempestade foi registrada no dia 1° e causou danos e prejuízos para os produtores rurais em cerca de 30 propriedades, conforme apurado pelo repórter Gustavo Ribeiro, da TV Gazeta Sul.


A produção de café pode ser prejudicada por até dois anos, já que parte plantada já estava em período de florada. Além disso, o acumulado de granizo ainda pode causar a ocorrência de fungos e pragas nas lavouras que ficam nas localidades de Cristal, Guaribu, Sossego de Guaribu e São Domingos de Itaici. 


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) orienta que produtores afetados procurem o órgão para orientações sobre o manejo das plantas e pedido de empréstimo bancário, além da emissão de laudos técnicos que comprovem os prejuízos.

Inusitado

De tão incomum, a demora para que as pedras de gelo derretam na região foi chamada de "inexplicável" pelo o coordenador do escritório do Incaper no município, Rodrigo Candido.  Ele acredita que as mudanças climáticas podem ter contribuído para o episódio e explica que o granizo normalmente se forma a partir do choque entre massas de ar quente e frio, o que torna o fenômeno ainda mais atípico em um período de temperaturas já baixas no Caparaó capixaba.

Veja Também 

Fumaça escura no Contorno do Mestre Álvaro, na Serra

Fumaça escura atrapalha motoristas no contorno do Mestre Álvaro

Incêndio no Morro São Francisco, em Vitória

Incêndio atinge área de mata em Vitória; veja as imagens

Casagrande com presidente Lula em Brasília (2024)

“Meu candidato à Presidência é o Lula”, carimba Casagrande

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
As outras Kahlo: quem foram as irmãs de Frida e como foi a relação com a artista
Imagem de destaque
Motorista atropela multidão durante parada LGBTQIA+ em Berlim; uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas
Imagem de destaque
O fazendeiro que quis abandonar o narcotráfico na Colômbia, mas não pôde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados